Sem categoria

ANPG toma posse em Brasília e faz audiência com dois ministros

Nesta terça-feira (25/5), a diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) tomou posse em Brasília. A programação incluiu a Caravana pelos direitos dos pós-graduandos, marcada por audiência na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e outra com o Ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende. De 26 a 28, a ANPG participa da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Na sexta haverá audiência com o Ministro da Educação, Fernando Haddad.

- Messias Carvalho

A posse foi realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). O ato foi prestigiado pelo secretário-geral da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Aldo Malavasi, por representante do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), pelo presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Yann Evanovick, e pelos deputados federais Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM) e Arlindo Chinaglia (PT/SP). Outras entidades do movimento social também participaram do ato. As atividades da posse demonstraram o fôlego da nova diretoria, que realizou a sua primeira reunião da gestão na segunda-feira (24/5) e a Cravana da ANPG em defesa dos direitos dos pós-graduandos.

A ANPG de hoje, a SBPC de amanhã

Aldo Malvasi valorizou a capacidade democrática da ANPG na construção de espaços para atuação dos pós-graduandos na SBPC e salientou: “é preciso unir forças para avançar na pós-graduação, a ANPG de hoje é a SBPC de amanhã”. O secretário-geral da SBPC valorizou, ainda, o projeto de realizar o 2º Salão Nacional de Divulgação Científica – organizado pela ANPG em conjunto com outras entidades – durante a 62ª reunião anual da SBPC, este ano, em Natal (RN).

Foto: Luana Bonone


Elisangela Lizardo, durante seu discurso de posse

Radical

Em seu discurso de posse, a presidente Elisangela Lizardo valorizou as gestões anteriores da ANPG, reforçou a importância da organização das APGs pelo país e deu o tom da gestão: “em relação às nossas reivindicações, temos que ser radicais. Se for preciso, até acamparemos na CAPES ou no MCT para garantir avanços em relação às bolsas”. Ao mesmo tempo, Elisangela reforçou a importância da relação com instituições como a SBPC, fazendo referência à fala do professor Aldo Malavasi.

ANPG terá assento no Conselho Diretor do CNPq

Após o ato de posse, no mesmo dia 25, em atividade da Caravana da ANPG pelos direitos dos pós-graduandos, a direção entidade reuniu-se com o Ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende. No encontro, a presidente da ANPG entregou uma carta programa com as três principais reivindicações imediatas: aumento em 30% dos valores das bolsas, ampliação em 50% do número de bolsas de mestrado e doutorado, e garantia de licença maternidade às pós-graduandas. Para tratar dessas pautas, o ministro garantiu uma mesa de negociações compostas pelo MEC, MCT, CAPES e ANPG.

Mas a grande vitória anunciada pelo Ministro da Ciência e Tecnologia foi a garantia de assento da ANPG no Conselho Deliberativo do CNPq para o próximo período. O Conselho Deliberativo (CD) é a maior instância de poder decisório do CNPq . Ele é formado pelo presidente e vice-presidente da Instituição; pelos presidentes da Finep e da Capes; Secretário Executivo do MCT e por representantes das comunidades de C&T, empresariais e dos servidores do CNPq. Dentre outras questões, esse conselho trata principalmente da aplicação de recursos, da definição do orçamento, além de ações concernentes às políticas da Instituição.

A ANPG já possui assento no Conselho Superior e no Conselho Técnico Cientifico da CAPES, no Conselho Nacional de Juventude e no Conselho Nacional de Saúde.

Sérgio Rezende também disse que está previsto o anúncio, nos próximos meses, do aumento do valor das bolsas, a ser implementado a partir do início de 2011. Além do documento com as propostas centrais, foram entregues ao Ministro Sérgio Rezende e também ao professor Lívio Amaral a íntegra das resoluções aprovadas durante o 22º Congresso da ANPG, realizado entre 15 e 18 de abril de 2010 no Rio de Janeiro.

Fotos: Luana Bonone
Acima, o professor Lívio amaral (Capes) na audiênia com a diretoria da ANPG. Abaixo, presidente e vice-presidente da ANPG protocolam carta ao presidente da Capes, Jorge Guimarães

Por uma resposta da Capes

A Caravana pelos Direitos dos Pós-Graduandos foi recebida também pelo diretor de avaliação da Capes, professor Lívio Amaral, na manhã de terça-feira (25/5), antes mesmo do ato de posse. Na audiência, a diretoria da ANPG entregou o mesmo documento que aquele entregue ao Ministro Sérgio Rezende, contendo suas principais reivindicações dos pós-graduandos. O professor Lívio se demonstrou solícito à demanda dos estudantes, mas disse não poder dar uma resposta imediata aos pleitos. A caravana seguiu então em direção ao gabinete do presidente da Capes, professor Jorge Guimarães, e protocolou o pedido, solicitando que seja dada uma resposta da Capes no prazo de 10 dias.

Conferência e audiência com o MEC

De quarta (26/5) a sexta (28/5), parcela da diretoria participa da 4ª CNCTI. A presidente da ANPG, Elisangela Lizardo, compõe ainda a mesa da conferência intitulada “A Universidade Brasileira, a Pós-Graduação e a Pesquisa”, às 13h do dia 28. Este debate configura a etapa nacional da Caravana de Ciência, Tecnologia e Inovação da ANPG, que percorreu as cinco regiões do país com debates preparatórios à CNCTI.

Também na sexta-feira (28/5), às 16h, a diretoria da ANPG será recebida por outro ministro de Estado, desta vez o Ministro da Educação, Fernando Haddad.

Da redação, com ANPG