UJS prepara Congresso Estadual

Nos dias 11, 12 e 13 de junho, a União Nacional da Juventude – UJS promove o 14º Congresso Estadual da entidade na Universidade Federal do Recôncavo Baiano, em Cruz das Almas. A expectativa é de filiar em torno de 10 mil jovens – atualmente, a UJS conta com seis mil associados na Bahia.

“O Congresso irá definir uma plataforma eleitoral de políticas públicas para a Bahia, com foco na perspectiva de diminuir a vulnerabilidade da juventude no estado”, afirmou o presidente estadual da UJS, Juremar Oliveira. Ele aproveitou para destacar programas já implentados pelo governo, a exemplo do Trilha, e a criação de organismos voltados para debater assuntos específicos do segmento, como a Coordenação de Juventude e o Conselho Estadual da Juventude – Cejuve. “Temos que levar em consideração o que tem sido feito no governo e identificar o que é necessário para avançarmos ainda mais”, pontuou Juremar.

A construção do Sistema Nacional de Educação como forma de integrar a União aos estados e municípios, debatendo Educação Básica e o fortalecimento do Ensino Superior Público e do Sistema Tecnológico de forma integrada, desponta como uma das principais bandeiras da UJS. A entidade defende, ainda, que 50% dos recursos oriundos do pré-sal sejam aplicados em educação. O combate e a erradicação do analfabetismo, assim como uma política de empregos direcionada para a juventude, aliada à capacitação e qualificação da mão de obra, também ganham destaque entre as diretrizes prioritárias que deverão constar na plataforma eleitoral ao fim dos três dias de encontro.

O processo de mobilização da entidade em âmbito municipal já resultou na convocação de encontros em 20 municípios, a exemplo de Juazeiro, Alagoinhas, Poções, Itambé e Itapetinga. Em outras 15, os congressos já estão agendados e acontecem ao longo de maio e início de junho.

Salvador

O 5 º Congresso Municipal da UJS de Salvador acontece fim de semana (29 e 30/5), na Biblioteca Central dos Barris. Para o ato político, às 14h30 do sábado, além das organizações estudantis secundaristas (UBES e ABES), já estão confirmadas as presenças de representantes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB; União de Negros pela Igualdade – Unegro; União Brasileira de Mulheres – UBM; e parlamentares da esquerda, a exemplo da vereadora e líder do PCdoB na Câmara Municipal, Aladilce Souza, e do deputado estadual Javier Alfaya (PCdoB). Entre os palestrantes, o presidente nacional da UJS, Marcelo Gavião, e o integrante do Conselho Nacional da Juventude – Conjuve, Augusto Vasconcelos.

A programação inclui grupos de discussão e mesas temáticas, abordando temas como Juventude, Comunicação, Cultura e Novas Tecnologias; Reforma Urbana e Segurança Pública; e Educação com Inclusão Social. A programação ainda conta atividades culturais e esportivas. Na plenária final, domingo, serão eleitos os delegados para o Congresso Estadual, e composta a nova direção municipal da UJS.

De Salvador,
Camila Jasmin