Sem categoria

Carga tributária sustenta políticas sociais destacou Lula

O presidente Lula respondeu às críticas de setores conservadores sobre a carga tributária brasileira durante o encerramento do 33º Encontro da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal).

O presidente Lula lembrou que os países que têm carga tributária pequena não tem condições de aplicar e desenvolver políticas sociais, e que esta é uma necessidade no Brasil.

Lula criticou a postura de países que que se submeteram às exigências do Fundo Monetário Internacional para a liberação de ajuda financeira contra os efeitos da crise. “Tem gente que diz que, no meu país, a carga tributária é apenas 9%, 10%. Quem tem carga tributária de 10% não tem Estado. O Estado não pode fazer absolutamente nada. Está aí cheio de exemplos para a gente ver, para a gente perceber que exatamente os Estados que têm as melhores políticas sociais são os que têm a carga tributária mais elevada. Basta ver os Estados Unidos, a Alemanha, França, Suécia e Dinamarca”, destacou o presidente.

“Os que têm a carga menor não têm condições de fazer absolutamente nada de política social. É só fazer o recorrido na nossa América Latina” lembrou Lula.
O presidente também utilizou estes dados para contrapor às críticas sobre o tamanho da carga tributária no Brasil, principalmente entre os empresários de São Paulo.

De Brasília
Com informações da Agência Brasil