Continua impasse na greve dos professores de São Luís

A vereadora Rose Sales (PCdoB), que também é educadora, está na luta desde o início com os professores para que sejam atendidas as reivindicações dos educadores e reabertas as negociações da pauta.

Os professores da rede municipal de ensino continuam em greve. Com passeatas e caminhadas pelas ruas do Centro da cidade os educadores buscam informar a população sobre o objetivo da paralisação e tentam sensibilizar os vereadores de São Luís para que não aprovem a mensagem de decreto municipal com aumento de 6% nos vencimentos, proventos e pensões dos servidores públicos efetivos do município e 8% para os profissionais do magistério, encaminhada à Câmara.

A vereadora Rose Sales (PCdoB), que também é educadora, está na luta desde o início com os professores para que sejam atendidas as reivindicações dos educadores e reabertas as negociações da pauta. A parlamentar está mediando os diálogos entre os representantes dos sindicatos de educação e demais vereadores em sucessivas reuniões para que o decreto com o reajuste não seja colocado em votação antes que tenham sido esgotados todos os diálogos com os professores. “A reivindicação da categoria é legítima, estou apoiando e na luta com eles para que sejam atendidas as pautas, não apenas na questão salarial, mas na melhoria da qualidade de ensino como um todo”, avalia Rose Sales.

“Já que a prefeitura não abre a negociação, a nossa esperança é que os vereadores tenham sensibilidade à nossa causa e fiquem do nosso lado nessa luta”, pede a professora Lúcia Costa Santos. Já a presidente do SindEducação, Lindalva Batista, explica que a necessidade da reabertura do diálogo entre o município e a categoria. “Nós queremos chegar a um entendimento para que se entre em consenso. A categoria está pedindo o que é nosso direito, mas não aceitamos da forma como está sendo imposto”, diz.

Os professores exigem correção de 27,5% no salário, referentes ao aumento das verbas repassadas pelo Governo Federal ao Município por meio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), além do cumprimento de progressões, titulações e gratificações por locais de difícil acesso que não estariam sendo cumpridas por parte do poder público municipal. A pauta de reivindicações é composta, ao todo, por 11 solicitações.

Fonte: Assessoria de Comunicação da vereadora Rose Sales