Sem categoria

Corinthians tem mais torcedores que Flamengo entre os mais ricos

O Flamengo continua com a maior torcida do País (com 17,2% da preferência nacional), à frente de Corinthians (13,4%) e São Paulo (8,7%). No entanto, entre os mais ricos (mais de cinco salários mínimos), o alvinegro desbanca o rubro-negro e assume a liderança (15,6% contra 14,1%).

Em terceiro aparece o São Paulo (10,8%). Já entre os mais pobres, o time do Rio de Janeiro recupera a liderança com 22%, seguido por Corinthians (10,6%) e São Paulo (6,8%) – veja os números nas imagens ao lado.

Os dados são da Pesquisa Lance!-Ibope 2010, apresentada na terça-feira (1º), no estudo Lance Imperdível – Um Retrato do Esporte no Brasil, feito pelo sociólogo Alberto Carlos Almeida, pelo antropólogo Roberto DaMatta e pelo economista Pierre François Cohen a pedido do Lance. O levantamento utilizou a plataforma mensal do estudo qualitativo contínuo do Instituto Análise. Foram realizadas três mil entrevistas face a face.

"Com o raciocínio de dar um salto e orientar o país para a realização da Copa do Mundo e da Olimpíada no Brasil, eventos que não são apenas do governo e das confederações, procuramos fazer uma radiografia mais profunda, o que representa a melhor contribuição do grupo para o desporto nacional", diz Walter de Mattos Junior, presidente e editor do diário.

O estudo apresenta uma visão sócio-antropológica do esporte no Brasil. Dentre os temas levantados estão o significado do esporte e o envolvimento do brasileiro com o esporte, a relação da população com o futebol em diferentes níveis, a relação entre times e torcidas, a pesquisa das maiores torcidas, o futebol como negócio e a percepção dos brasileiros sobre a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Fonte: m&m online