Pernambuco leva sugestões para a Conferência Nacional de Esportes

O secretário de Esportes de Pernambuco, George Braga, já está em Brasília para participar da Conferência Nacional de Esportes, que acontece neste sábado (5) e domingo (6). Na ocasião, o representante de Pernambuco irá entregar o documento contendo o resultado da etapa estadual, que mobilizou cerca de 12 mil pessoas, de 150 municípios, nos meses de março e abril, o segundo maior contingente do país, ficando apenas atrás de São Paulo.

Entre as propostas pernambucanas estão a criação de uma loteria estadual para gerar recursos às federações, um maior cuidado com o futebol amador e de várzea, além da transformação do Santos Dumont em centro de referência no Nordeste para preparar atletas visando à Olimpíada de 2016. Outra proposta é a criação do Fundo Municipal de Esporte, que viabilizaria a instalação de um Bolsa-Atleta das cidades, nos moldes do já praticado pelo Estado.

As propostas deliberadas na Conferência Estadual seguiram as dez linhas sugeridas pelo Ministério do Esportes, preocupadas entre outras coisas, com formação profissional, economia, infraestrutura, lazer e qualidade de vida, além é claro, do esporte de alto rendimento e do futebol. Estas duas áreas consideradas cruciais, já que o Brasil recebe os dois eventos esportivos mais importantes do planeta, a Copa do Mundo (2014) e a Olimpíada (2016).

A Conferência Nacional de Esportes vai debater todas as propostas elaboradas nas conferências realizadas nos estados brasileiros. A intenção é criar um Plano Decenal que guie as políticas de Governo para a área do esporte e lazer, independente do matiz político que estiver no poder.

Fonte: Site da Folha de Pernambuco