Produção de Biodiesel no Pará alavanca economia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou no estado do Pará o Programa Nacional de Produção Sustentável de Óleo de Palma, onde com um investimento de R$ 330 milhões, e uma plantação de 230 mil hectares vai gerar mais de 1.200 empregos diretos. O lançamento que ocorreu no dia 06 de maio, teve a presença de sete mil pessoas no município de Tomé-Açu, na região nordeste do Pará.

O Programa Nacional de Produção Sustentável de Óleo de Palma vai beneficiar principalmente agricultores familiares que terão linhas especiais de crédito e assessoria técnica para produzir e vender a matéria prima destinada á produção de biodiesel. A Usina de biodiesel deve entrar em operação em julho de 2013.

No Estado, a governadora Ana Júlia anunciou no município de Tailândia, através do programa Pará Biodiesel, a instalação de uma usina esmagadora de frutos de dendê para a produção de óleo de palma no município. Os agricultores do município de Igarapé Açu também recebem incentivos para a produção do óleo de dendê. “Vamos beneficiar mais 30 municípios no Pará e 15 mil agricultores”, disse a governadora.

Para o dirigente do PCdoB, Jorge Panzera a partir do Programa do Biodiesel o Estado do Pará parte da mudança do modelo de desenvolvimento como Estado exportador de matéria prima e passa a beneficiar suas riquezas naturais o que deve gerar emprego e renda para a população local. “O projeto do Biodiesel gera um aspecto de mudança na base produtiva que se soma a Siderúrgica de Marabá (Alpa). Porém, a gente precisa ficar atento para que nessas localidades não produzam apenas dendê, temos que respeitar a diversidade da economia produtiva local”, sintetizou Panzera.