Congresso Estadual da UJS mobiliza juventude baiana

Na próxima quarta-feira (16/6), a União da Juventude Socialista – UJS realiza a 14ª edição do seu Congresso Estadual; evento que pretende reunir em torno de 700 jovens no Centro de Convenções, em Salvador. “É um momento decisivo para a UJS, de reafirmar sua convicção na luta pelo socialismo. E também um marco, porque questiona uma visão atrasada que a mídia tenta passar, de que a juventude não tem interesse pela política nacional”, afirmou o presidente da UJS na Bahia, Juremar Oliveira.

As eleições de 2010 estão, justamente, no foco de atuação da UJS, como um norte orientador das mudanças que a juventude quer e precisa – e pelas quais está batalhando. “Nós achamos que é importante consolidar as políticas públicas para a juventude no Brasil, com mais investimentos e pautado em um projeto nacional de desenvolvimento que produza riqueza e que distribua renda para o povo brasileiro. Essa é a essência do que nós defendemos”, pontuou Juremar.

Na pauta das prioridades, a aprovação do Plano Nacional de Juventude. O Projeto de Lei, em fase final de tramitação no Congresso Nacional, reconhece, pela primeira vez, o jovem enquanto sujeito de direito. De acordo com a Proposta de Emenda Constitucional (PEC42/2008), o termo juventude será inserido na Constituição Federal, no capítulo dos Direitos e Garantias Fundamentais. Para além do papel, a medida, se aprovada, estabelece a implantação do Plano, que implica no compromisso do Governo Federal com o cumprimento de metas para a juventude nas áreas de cultura, saúde, educação, cidadania, inclusão digital, num prazo de 10 anos.

“Essa medida vai levar, para a juventude, um maior entendimento político. Irá englobar o jovem na política a partir da parte cultural, da democratização do acesso à educação, onde os jovens possam ser não só objeto, mas protagonistas da sociedade brasileira. E tudo pensando nos alicerces do socialismo para que a gente consiga construir, através da frente de juventude, uma sociedade mais igualitária”, destacou a estudante Helen Boaventura, de 19 anos, há um militando na UJS.

Para Helen e outros tantos jovens, a União da Juventude Socialista representa o caminho para se alcançar uma sociedade mais justa, de liberdade e direito para a juventude. “O estatuto da UJS fala, principalmente, de como atuar com o jovem e, a partir do Congresso, a idéia é renovar a militância, trazendo mais pessoas para conhecer a UJS e para debater um novo marco das idéias da entidade para os próximos anos”, analisa a estudante.

Os processos de mobilização para o 14º Congresso evidenciam isso. Entre 70 a 80 cidades baianas realizaram plenárias, assembléias e congresso municipais, o que resultou na filiação de 7,5 mil novos jovens. E a expectativa é de que esse número atinja 9 mil até o próximo dia 16. Já para o 15º Congresso Nacional da UJS, que também será sediado em Salvador (de 17 a 20 de junho), a meta é bater a marca dos 100 mil novos filiados em todo o país.

Durante o encontro estadual, serão eleitos os delegados e delegadas para o Congresso Nacional e escolhida a nova direção da UJS na Bahia. A programação ainda inclui palestras, grupos de discussão e atividades culturais.

De Salvador,
Camila Jasmin