“A mídia deve refletir a cultura do povo brasileiro”, diz Luciana

A cultura como instrumento de inclusão social, a necessidade de se adotar nos meios de comunicação uma programação que reflita a realidade cultural do País em substituição ao modelo vigente que tenta impor valores culturais alheios à cultura local e os avanços na política cultural registrados no governo Lula foram alguns dos aspectos abordados pela pré-candidata à deputada federal, Luciana Santos, na palestra de abertura do segundo evento da série Encontros Pernambuco Brasil com Luciana.

- Comunicação PCdoB-Olinda

Nestes encontros a ex-prefeita de Olinda recolhe junto aos diversos segmentos sociais subsídios para a formulação de sua plataforma parlamentar.

“A cultura é o carro-chefe do povo brasileiro, um povo uno, alegre e partícipe de grandes lutas libertárias, de grande combatividade no sentido de alavancar sua história”, disse Luciana. Para ela, a elevação do nível cultural do nosso povo “decisiva para promover a inclusão social, e os meios de comunicação, como a televisão, por exemplo, devem refletir os nossos valores culturais, o que não acontece. Daí a importância de resgatarmos a nossa história”.

Ainda em sua palestra, Luciana traçou um breve perfil da realidade cultural brasileira. Na ocasião, apresentou dados estatísticos que comprovam nossa dependência da televisão como meio de informação e lazer, bem como a dificuldade de acesso da população a espaços culturais, como cinema, teatro e museus. “No Brasil, 95,1% dos domicílios possuem aparelho de televisão (PNAD 2008). Enquanto isso, apenas 2% da população tem acesso a cinemas, teatros e museus e outros espaços culturais”.

A pré-candidata à deputada federal destacou ainda a política cultural do governo Lula, ressaltando a importância da criação dos Pontos de Cultura para a democratização do acesso aos recursos para financiamento e expansão das manifestações culturais no País. “O governo do presidente Lula deu uma nova inflexão em direção ao desenvolvimento do Brasil e rompeu com anos de submissão econômica e cultural”. Após a palestra, o tema foi aberto para debate.

O encontro desta quinta-feira (10) teve a participação de cerca de 150 pessoas, entre artistas plásticos, cineastas, gestores e produtores culturais do Recife e de Olinda, parlamentares e secretários municipais.

PRÓXIMO ENCONTRO

O próximo encontro está agendado para o dia 21 de junho, segunda-feira, em horário e local ainda não divulgados e versará sobre o tema “Mulher”.

Fonte: Site do Vereador Lucian Siqueira