Brasileira divulga íntegra de vídeo com ataque israelense
A cineasta brasileira Iara Lee divulgou nesta sexta-feira (11) uma versão com mais imagens captadas a bordo de um dos navios atacados pelo exército de Israel no último dia 31 de maio, quando pelo menos nove pessoas foram assassinadas. O novo vídeo tem mais de uma hora de gravação.
Publicado 11/06/2010 17:17
O vídeo sem edição foi publicado no site da ONG Cultures of Resistance e traz alguns momentos antes e depois da ação de pirataria em alto-mar contra frota de navios de ajuda humanitária. As imagens mostram feridos sendo socorridos, o corpo de um dos ativistas mortos sendo carregado, a preocupação dos integrantes a bordo do navio Mavi Marmara com a aproximação do exército israelense e paredes da embarcação sujas de sangue.
Segundo comunicado no site, Iara Lee conseguiu esconder algumas gravações, apesar do exército israelense ter destruído os meios possíveis de gravação de imagens e áudio. O vídeo pode ser encontrado no endereço eletrônico www.culturesofresistance.org.
Iara estava na embarcação de ajuda humanitária abordada por tropas de Israel, que seguia rumo à Faixa de Gaza, na madrugada do último dia 31. Segundo o governo israelense, seu exército assassinou nove pacifistas. Centenas de pacifistas foram sequestrados na ação e ficaram retidos em Israel. Em seguida foram libertados, sendo que Iara desembarcou em Nova York na tarde da última sexta-feira, dia 3 de junho.
Veja a íntegra do vídeo:
Leia também:
-Iara Lee: O que aconteceu conosco acontece em Gaza