Sem categoria

Chico Lopes diz que Copa permitirá novo olhar sobre a África

A Copa do Mundo é uma oportunidade de o planeta olhar de outro modo para a África e valorizar exemplos de luta, como o de Nelson Mandela e do povo sul-africano. A afirmação é do deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), que destaca a importância do primeiro mundial de futebol realizado no continente africano. "Essa é uma oportunidade que precisa ser aproveitada pelas muitas lições que podem ser tiradas, da cidadania à cultura, passando pela luta política", afirma.

Chico Lopes destaca o histórico sul-africano de luta pela liberdade e pela democracia, contra a segregação racial institucionalizada pelo regime do apartheid. "A luta de Nelson Mandela, que infelizmente acabou anunciando que não estaria presente na abertura da Copa, é um dos grandes exemplos de mobilização popular para mudar uma realidade. Uma história inspiradora para todos os que acreditam na luta por um mundo melhor", enfatiza Lopes.

"Espero que a Copa se desenvolva em uma atmosfera de paz e que possa ir além dos muitos interesses comerciais envolvidos, sendo realmente um marco para uma mudança sobre o modo como o mundo olha a África", afirma Chico Lopes. "Torço para que os países africanos e sul-americanos possam se destacar. E, claro, que a seleção brasileira possa também corresponder à expectativa que sempre toma conta do nosso País".

Chico Lopes chama atenção também para a continuidade da mobilização pela integração cultural de brasileiros e africanos, tarefa que passa, para o deputado, por iniciativas como a instalação da Universidade Federal da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab). Esta sexta-feira (11), Chico Lopes participa de audiência pública sobre a nova universidade, no município de Redenção, no Ceará, onde será instalada.

"É um exemplo de iniciativa prática, concreta, que conquistamos no governo Lula, em favor dessa integração que é tão importante", enfatiza Lopes.

De Fortaleza
Dalwton Moura