Começa o Festival de Rabeca de Bom Jesus

Com a presença de nomes famosos da rabeca no Piauí, Maranhão e Goiás foi aberto na noite da última quinta-feira (10) o 3º Festival de Rabeca de Bom Jesus, cidade da região do Gurguéia, a 630 quilômetros de Teresina. A atração nacional na abertura do festival foi a cantora Tetê Espíndola, que reuniu milhares de pessoas na Praça do Fórum. O festival foi aberto pela presidente da Fundac, Sônia Terra, representando o governador Wilson Martins.

Entre os rabequeiros presentes ao festival estão Joaquim Carlota (Bom Jesus-PI); Hadilton Vieira (Corrente-PI), Valdecir Araújo (Luzilândia-PI), Vânia da Rabeca e Sérgio Matos (Teresina-PI), Mundico Silva (União-PI), Julinho de Amarante (PI); Manoel Flandeiro (Pedreiras-MA); Erandino e Pedro da Rabeca (Timon-MA) e Jeferson Leite (Goiânia-GO).

Além de artistas nacionais e rabequeiros de três estados, o festival terá uma programação paralela com atrações regionais, como a banda Roque Moreira, Julimar do Pife e Encantadores do Sertão, Orquestra de Rabeca de Bom Jesus e Os Olivêra. Erisvaldo Borges fará um concerto de violão clássico e haverá apresentação de teatro de bonecos.

Realizado com o apoio do Governo do Piauí, o festival tem como atração diferenciada o projeto Rabeca Itinerante, onde mestres rabequeiros se apresentam em vários pontos de Bom Jesus e cidades da região, com o objetivo de divulgar a música e a cultura rabequeira.

Desde sua primeira edição, em 2009, o festival promove oficinas de arte, que pretendem capacitar e aproximar a prática artística da população. As oficinas começaram no último dia 4 e prosseguem até o dia 13, último dia do festival.