Congresso mostra força política da UJS em Pernambuco

Cerca de 350 jovens de todo o Estado lotaram o auditório da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) no último fim de semana durante o 13º Congresso Estadual da União da Juventude Socialista (UJS), em mais uma demonstração da força e do poder organizativo da juventude pernambucana politicamente engajada. O evento é preparatório ao 15º Congresso Nacional da entidade que será realizado em Salvador (BA) entre os dias 17 a 20 de junho e tem como principal slogan “Pra ser muito mais Brasil”.

O 13º Congresso teve como um de seus pontos altos o grande ato político realizado na manhã de domingo, que reuniu, além de filiados da entidade, personalidades expressivas da sociedade civil local e as principais lideranças do projeto progressista em curso em Pernambuco, entre eles Renata Campos, primeira-dama do Estado, que representou o governador Eduardo Campos, deputado federal Armando Monteiro (PDT), deputado estadual Luciano Moura (PCdoB), vereador Luciano Siqueira (PCdoB), secretário estadual de Juventude, Pedro Mendes, e o secretário de Juventude da Prefeitura do Recife, Eduardo Granja.

Também participaram o secretário estadual de Esportes, George Braga (PCdoB), os reitores da Universidade de Pernambuco, Carlos Calado, e da Unicap, Padre Pedro Oliveira, o presidente estadual do PCdoB, Alanir Cardoso, e a vice-presidente nacional do PCdoB e pré-candidata à deputada federal, Luciana Santos, que compuseram a mesa de abertura dessa etapa dos trabalhos.

Na abertura do ato político, Thiara Milhomem, nova presidente da UJS/PE eleita para o biênio 2010/2012, destacou os 25 anos da entidade lembrando a participação de seus filiados na construção do Brasil, “um País que consegue em meio à crise dar resposta para o mundo, que consegue ser um dos países que mais crescem, que é respeitado internacionalmente”, disse.

A dirigente ressaltou ainda a importância da descoberta das reservas de petróleo do pré-sal. “É importante lembrar que na década de 1950, quando muitos conservadores achavam que era impossível produzir petróleo, a juventude disse não e lutou pela abertura da Petrobras. Agora, 60 anos depois a gente tem aqui a descoberta desse marco e, mais do que isso, a luta para que os recursos desse desenvolvimento cheguem a todo o Brasil”.

MOVIMENTOS SOCIAIS

“Queremos um país onde a gente consiga conciliar os anseios dos governantes responsáveis com os desejos do povo e dos movimentos sociais. Esse é o momento do movimento social brasileiro se preparar para mais uma vez fazer história e para protagonizar esse histórico momento que nós vamos viver principalmente no segundo semestre deste ano”, afirmou Virgínia Barros, presidente da UEP – União dos Estudantes de Pernambuco, que participou do evento como representante dos movimentos sociais. Ela destacou ainda a realização da assembléia dos movimentos sociais no dia 31 de maio e da Conclat, no início de junho, ambos em São Paulo. “Nós conseguimos reunir várias cidades para discutir o que nós queremos para o futuro do nosso País e isso acontece porque o movimento social brasileiro vai tomar partido sempre que for necessário para os avanços da nossa história.”

O estabelecimento da gratuidade na Universidade de Pernambuco (UPE), garantida pela ex-secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Luciana Santos, como uma das principais conquistas da juventude pernambucana este ano e as novas metas para a educação superior propostas pelo governo do Estado foram também lembrados por vários oradores do evento.

PROGRAMAÇÃO

Na sexta-feira (11), jovens oriundos de municípios do litoral ao Sertão pernambucano foram recepcionados no Colégio Estadual Santos Dumont, em Boa Viagem, que serviu de alojamento durante o final de semana. Lá teve início o processo de credenciamento e a realização do "Forró Pé-de-Dilma".

A plenária de abertura do congresso realizada no sábado pela manhã contou com a realização da mesa "Pra Ser Muito Mais Brasil", com os debates conduzidos pelo vereador Luciano Siqueira (PCdoB) e de André Tokarski, secretário nacional de Organização da UJS. Após o almoço, formaram-se os Grupos de Discussão (GD's) que abordaram temáticas como: Esportes, Movimento Estudantil, Cultura, Redução de Danos e Mulheres. À noite programação esportivo-cultural, com jogo de futebol e sessão de cinema promovida pelo Ponto de Cultura Cinema de Animação.

Na manhã de domingo, grande ato político, quando os jovens apresentaram plataforma política da entidade, onde cobram o aprofundamento das mudanças no Brasil e em Pernambuco, visando o desenvolvimento que insira a juventude e abra as perspectivas de um futuro socialista.

Na plenária final da tarde foram deliberadas e aprovadas resoluções e moções, bem como eleita a nova diretoria da UJS/PE que vai conduzir a entidade pelos próximos dois anos. O congresso estadual foi antecedido por congressos regionais e municipais realizados na capital, Recife, Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão.

DEPOIMENTOS

“A juventude sempre esteve presente nas lutas brasileiras”, afirmou a pré-candidata à deputada federal Luciana Santos durante sua participação no ato político deste domingo. “Quando a gente remete à história desse País a gente tem de lembrar dos jovens. Quando a gente vai falar da luta para que o Brasil garantisse sua independência nós também vamos remeter aos jovens , quando a gente vai falar da luta do povo brasileiro na resistência à ditadura militar a gente vai lembrar de Edson Luiz, estudante secundarista que morreu no Rio de Janeiro, e foi a morte dele que acabou levantando o Brasil com a memorável passeata dos 100 mil”.

Luciana lembrou ainda a participação dos jovens no movimento pelo impeachment do presidente Collor. “Foi a juventude dos caras-pintadas que ocupou as ruas para pedir o impeachment do ex-presidente da República. Nós também vamos lembrar do papel importante que a juventude jogou na campanha do Petróleo é nosso, na campanha contra a Segunda Guerra Mundial e pela paz. Os jovens também estavam entre aqueles que lutaram para fazer Lula presidente do Brasil. Ou seja é inegável o papel estratégico que a juventude sempre jogou em nosso País e que nós sempre somos chamados a jogar papéis maiores ainda. É inegável que nós estamos vivendo hoje no País uma verdadeira encruzilhada: ou a gente aponta para continuar com as mudanças que já foram garantidas no governo Lula ou nós podemos retroceder”.

Sobre o embate eleitoral de outubro próximo, Luciana lembrou que “não podemos subestimar nossos adversários. O Serra diz que é um candidato melhor que a Dilma. É uma verdadeira cara de pau o discurso que a direita tem levantado neste País e nós precisamos desmobilizar e desconstruir esse discurso e afirmar que a candidatura de Dilma representa o avanço, a continuidade desse projeto vitorioso do presidente Lula”.

JUVENTUDE SOCIALISTA

A União da Juventude Socialista foi fundada em 1984. É uma organização nacional que luta para conquistar direitos da juventude à liberdade, ao trabalho, educação, saúde, esporte, lazer e cultura; e defende o socialismo como único sistema capaz de diminuir as desigualdades sociais.

A UJS atua em várias frentes, como movimento estudantil, de mulheres, jovens negros, hip-hop. Recentemente, filiou 100 mil jovens em todo o Brasil, dos quais 12 mil em Pernambuco. Durante o 13º Congresso Estadual, os delegados elegeram a nova diretoria da entidade para o biênio 2010/2012, assim constituída: Thiara Milhomem, presidente, Matheus Lins, secretário de Organização, Priscila Duarte, secretária de Finanças e Nilson Vellaquez, secretário de Formação.

Também presente ao ato político da UJS realizado durante o 13° Congresso estadual da entidade, o deputado federal Armando Monteiro Neto (PDT) disse que “o protagonismo dos jovens é fundamental, sobretudo, para que o Brasil formule e implemente políticas públicas que efetivamente estejam em sintonia com as necessidades de cada tempo social, porque a juventude tem essa capacidade de poder interpretar cada tempo da sociedade nos seus devidos anseios”.

Para o parlamentar, na década passada tinha um certo ideologismo e um processo de desmobilização e de diminuição da participação da juventude no processo político. “E isso tem que ser revertido porque corresponde ao interesse do País. Nós precisamos de mais participação da juventude, nós precisamos de mais mobilização e de firmar mais compromisso de natureza ideológica sim, porque a capacidade de promover reformas especialmente no terceiro mundo, só existe verdadeiramente quando há na luta política uma presença mais forte do debate ideológico. E para que o Brasil avance é necessário um renascimento do debate ideológico e mais do que isso uma participação cada vez mais rigorosa da juventude para que o Brasil avance na direção correta.

Fonte: Assessoria de Comunicação do vereador Luciano Siqueira