Ananias pede regularização de 68 agentes de combate a endemias
O deputado João Ananias (PCdoB) pediu, na sessão plenária desta quarta-feira (16/06) da Assembleia Legislativa, que o Governo do Estado regularize a situação funcional de 68 agentes de combate a endemias.
Publicado 17/06/2010 11:00 | Editado 04/03/2020 16:33
O parlamentar ressaltou o projeto de indicação de sua autoria que regulamenta o exercício da atividade, instituindo um quadro suplementar da categoria no âmbito da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). Para ele, a regulamentação é uma questão de justiça, assim como foi feito com os agentes comunitários de saúde.
João Ananias quer contemplar 68 profissionais, que ingressaram na Sesa em setembro de 2006. Esses profissionais, contudo, diferente dos agentes comunitários de saúde, não foram beneficiados pela lei sancionada em 2008 pelo governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), incorporando a categoria aos quadros do Estado.
Pela proposta de Ananias, os agentes atuarão dentro dos programas do Sistema Único de Saúde (SUS), mas poderão ser cedidos a gestões municipais mediante convênio. Segundo o comunista, esses agentes são “altamente capacitados”, já tendo inclusive servido a Cabo Verde no combate a Dengue no País.
O deputado destacou o trabalho dos agentes de endemia no combate a dengue no Ceará, com ações preventivas. Em 2008, foram registrados 44,5 mil casos de dengue clássica no Ceará. Em 2009, esse número caiu para 5,1 mil. Este ano, o número de casos confirmados está em torno de quatro mil. “Esse número vinha se mantendo até 2008, mas com o trabalho de unidade de ação, em conjunto com municípios, estamos vivendo pelo segundo ano consecutivo uma diminuição substancial do número de casos de dengue”, ressaltou.
Para o deputado Moésio Loiola (PSDB) a incorporação dos agentes de combate a endemias é um “ato de justiça e reconhecimento a dedicação desses profissionais”. “São poucos, mas com importância muito significativa”, ponderou, referindo-se aos 68 agentes. “Os agentes são uma categoria a quem a saúde pública do Estado do Ceará deve muito”, completou o deputado Júlio César (PSDB).
Cidadão Juazeirense
João Ananias foi à tribuna também para agradecer pelo Título de Cidadão de Juazeiro do Norte, que recebeu na última sexta-feira (11/06). Para ele, Juazeiro é exemplo da “nordestinidade” existente em todos os estados da região Nordeste. “Fico profundamente grato à Câmara Municipal de Juazeiro, assim como aos vereadores que me concederam o título por unanimidade”, agradeceu ele, afirmando que tal condecoração o compromete ainda mais com o município, e com toda região do Cariri.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL