Congresso da UJS debate internet e democratização da mídia

Jovens de todo o país estão reunidos em Salvador desde quinta-feira (17/6), para participar do 15º Congresso Nacional da União da Juventude Socialista – UJS. Entre os diversos temas abordados no primeiro dia de debates, destaque para a democratização da mídia, que centralizou as discussões na mesa de Internet, Juventude e Eleições.

Sob a mediação do diretor nacional de comunicação da UJS, Fernando Henrique Borgonovio, a mesa reuniu o coordenador de Jornalismo da Empresa Brasil de Comunicação – EBC, Guilherme Strozi; a editora da sucursal Bahia do Portal Vermelho, Julieta Palmeira; e a representante do Centro de Estudos Barão de Itararé, Renata Mielli.

“Esse é um debate da contemporaneidade, onde a comunicação precisa ser compreendida como direito humano fundamental para o novo ciclo civilizacional brasileiro”, destacou Julieta Palmeira. A opinião é partilhada pelo coordenador de Jornalismo da EBC. “A democratização dos meios de comunicação deverá servir aos interesses das camadas mais preteridas da sociedade, colaborando para a mudança social tão necessária no país”, endossou Strozi.

O tema é uma das principais bandeiras de luta da UJS, considerada ponto estratégico para os avanços sociais e democráticos no país. O fortalecimento das mídias alternativas e o amplo acesso à internet banda larga, além do uso da ferramenta digital nas eleições de outubro, também foram defendidos durante as discussões. “Estamos em um processo de transição. A grande maioria da população ainda assiste TV, mas por pouco tempo, pois a internet cresce rapidamente”, aposta Renata Mielli, do Centro de Estudos Barão de Itararé.

O Centro de Estudos foi lançado no dia 14 de maio, com uma grande festa em São Paulo, prestigiada por jornalistas de renome, a exemplo de Paulo Henrique Amorim, Leandro Fortes (colunista da revista Carta Capital) e Maria Inês Nassif (editora de Opinião do jornal Valor Econômico), entre outros. Fundamentada, justamente, no alicerce de democratização dos meios de comunicação, a entidade pretende uma atuação ampla no setor, desde a formação de jovens jornalistas ao fortalecimento dos pequenos meios e mídias alternativas – de blogs a rádios comunitárias.

Agenda de debates

Os debates, mesas e oficinas se estendem durante toda a sexta-feira (18), abordando temas de interesse da juventude brasileira como Escola, universidade e desenvolvimento nacional; O novo Brasil e o fim das opressões; A atual política de drogas e seus impactos; Cultura e diversidade; A luta anti-imperialista; e Os desafios na construção de uma política nacional para a juventude. Entre os palestrantes, o coordenador geral da União de Negros pela Igualdade – Unegro, Edson França; o deputado estadual Javier Alfaya (PCdoB); o psicólogo e Mestre em Saúde Coletiva pela UFBA, Milton Barbosa; a representante da União Brasileira de Mulheres – UBM, Liège Rocha; a representante do Centro Brasileiro de Luta pela Paz – Cebrapaz, Socorro Gomes; e o presidente da União Nacional dos Estudantes – UNE, Augusto Chagas.

O 15º Congresso da UJS segue até domingo (20). O Ato Político, onde são aguardadas as presenças do vice-presidente José Alencar (PRB), e do Governador Jaques Wagner (PT), será no sábado (19), às 11 horas.

Da redação local, com informações da Ascom/UJS