Criado em Ijuí o Comitê Regional Pluripartidário Pró Dilma

Num ato no plenário da Câmara de Vereadores de Ijuí na noite desta terça-feira (22), foi oficialmente constituído o Comitê Regional Pluripartidário Pró Dilma Presidente.

No evento estiveram presentes os representantes estaduais dos partidos coligados na candidatura de Dilma Rousseff e também lideranças locais e regionais do PCdoB, PSB, PT, PDT, PMDB e Pátria Livre. Entre elas os prefeitos de Ijuí, Fioravante Ballin, de Cruz Alta, Vilson Roberto e de Nova Ramada, Elton Rehfeld.

A mesa foi conduzida por Adalberto Noronha, Coordenador Regional do PT. Abriram o evento o prefeito municipal de Ijuí, Fioravante Ballin e o vereador presidente da casa e do PDT de Ijuí, Marcos Barriquello, saudando e dando boas vindas a todos. Ballin pediu esforço aos partidos para superarem as diferenças locais e regionais fixando atenção no objetivo maior, que é a eleição para presidente e a campanha de Dilma.

Em seguida iniciaram as falas da mesa. Vilson Roberto relatou a presença do governo Lula nos municípios, com projetos e recursos que tem melhorado e ajudado os prefeitos a alcançarem metas e qualificarem as suas administrações. O que foi confirmado por Elton Rehfeld, prefeito de Nova Ramada. “Com o governo Lula os pequenos municípios começaram a fazer parte da nação brasileira. Por isso estamos aqui apoiando a continuidade deste projeto, apoiando a sua candidata, Dilma Rousseff”, disse.

A próxima a falar foi Miguelina Vecchio, presidente nacional da AMT (Ação da Mulher Trabalhista), representando o PDT estadual. “Nada do que o Lula fez, ou fizer, será mais importante do que o dado de que no seu governo, muitas pessoas superaram a linha da miséria e agora tem o que comer”. Brincando com o fato de ser a única mulher na mesa, disse: “precisamos ampliar a participação da mulher na política e nas instituições. Aqui nesta mesa estamos em minoria, mas vamos dar o troco no dia 3 de outubro, elegendo uma mulher para o cargo mais importante desta nação”.

Miguelina convocou as presentes para o envolvimento das mulheres na campanha de Dilma, já que segundo pesquisas, Dilma perde no RS entre o público feminino. “Convoco a todas as mulheres para termos responsabilidade nesta campanha e virarmos esse jogo”. A seguir, falou o representante estadual do PCdoB, Jorge Moreira. “Temos projeto, temos o que mostrar para o nosso povo. Em 3 de outubro vamos comemorar a troca do primeiro operário presidente do Brasil pela primeira mulher presidente deste país”. Eder Pereira, representante do Partido Pátria Livre, ressaltou as qualidades de gestora de Dilma. “Dilma conduziu o projeto “Luz para todos”, que tirou muitas famílias do Brasil da escuridão do Séc. XVIII. Isto é exemplo do compromisso com a nação e por isso defendemos este projeto, que tem visão de futuro para este país e para o seu povo”. Vilson Dorneles, representando o PSB de Ijuí lembrou que há muito o que se falar do Governo Lula. “Nossa missão é irmos ao trabalho”. O vereador pelo PMDB de Nova Ramada, Gilberto Mattione, também reforçou a unidade no trabalho para eleger Dilma. “Temos que trabalhar por este projeto de desenvolvimento”.

Ary Vanazzi, representante do PT e coordenador estadual da campanha de Dilma Rousseff apresentou aos presentes a tarefa dos comitês que é a de construir a agenda de campanha e também a de fazer o debate nas regiões. A meta é de constituir 26 comitês regionais no estado e no mínimo 300 comitês municipais. “Se o Lula fez o que fez com o crescimento do PIB em 2,5% ao ano, imaginem o que a Dilma fará com o crescimento a 5% ou a 8%, como são as projeções dos economistas. É por isso que nós não podemos voltar para atrás, para o projeto do atraso. Queremos um projeto de desenvolvimento, com Dilma, para o Brasil seguir mudando”. Vanazzi também conclamou os partidos para superarem as diferenças. “Temos duas candidaturas que apoiam a Dilma no estado. Mas de nada adianta o Tarso ou o Fogaça governarem o Rio Grande se não for a Dilma que estiver lá em Brasília. Com o projeto de atraso dos tucanos e do Serra eles não recuperam o estado”, disse.

Representantes comunistas não deixam dúvidas: somos Dilma
Os representantes regionais do PCdoB não deixaram dúvidas quanto o apoio e o trabalho para eleger Dilma presidente do Brasil. José Carlos Martins, o Taquara, de Cruz Alta, lembrou que esta eleição tem importância também para a América Latina. “Não podemos esquecer que o projeto de Lula influenciou também mudanças na América Latina. Uma vitória de Dilma significa também uma vitória dos povos sul-americanos”. Fernando Cossetin, presidente do partido em Cruz Alta e que compôs a mesa como representante regional do PCdoB respondeu com firmeza ao chamado do comitê estadual. “O Vanazzi nos trouxe tarefas para a campanha da Dilma e ele pode ter certeza que aqui na região o PCdoB vai dar a resposta. Porque vocês não pensem que se o Serra ganhar, nós vamos continuar avançando. Eles vão botar a cabeça no meio das pernas e retomar a política entreguista de privatizações”.

A vereadora Rosane Simon, pré-candidata a deputada estadual lembrou dos preconceitos dos conservadores com Lula. “Foi um trabalhador sem diploma, como eles sempre acusam, que mudou este país para melhor. Nós enfrentamos este ranço de classe e agora certamente, em alguns momentos, enfrentaremos o debate de gênero. Mas estamos preparados e vamos trabalhar muito para eleger a primeira mulher presidente do Brasil e temos certeza que a Dilma fará um grande governo, como fez Lula, não por ser mulher, mas porque ela é muito competente”.

A fala final acabou ficando com o camarada Israel Rocha. “Na democracia existe a diferença. Isto é bom. E aqui, neste ato, estamos indo além dos interesses locais e regionais, superando as nossas diferenças partidárias e pessoais. Nós estamos aqui defendendo um projeto para o povo brasileiro que é eleger Dilma presidente e vocês podem ter certeza que nós do PCdoB, entraremos de corpo e alma e doaremos todo o nosso esforço por nosso povo e pela nossa pátria”.