Rio lança Rede de Comunicadores pela Reforma Agrária nesta quarta
Nesta quarta-feira (30/6) será lançada a Rede de Comunicadores pela Reforma Agrária no estado do Rio de janeiro. O ebate conta com a presença do jornalista Paulo Henrique Amorim e está marcado para ocorrer às 18h30 na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).
Publicado 28/06/2010 14:41
Está em curso uma ofensiva conservadora contra a reforma agrária, e contra qualquer movimento que combata a desigualdade e a concentração de terra e renda, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A percepção dos movimentos sociais é a de que há uma ação orquestrada tendo a imprensa como um dos principais instrumentos desse movimento.
A partir desta leitura, movimentos e figuras públicas progressistas vêm debatendo papel da mídia na democracia brasileira e as alternativas ao monopólio midiático. Uma iniciativa importante foi a criação do Blog da Rede de Comunicadores pela Reforma Agrária, que foi ao ar em 18 de março deste ano. A proposta é alimentar com informações e artigos uma rede de comunicadores que se disponha a fazer o contraponto em relação ao que a chamada grande mídia divulga sobre ocupações de terra e outras ações de luta em defesa da Reforma Agrária. O objetivo é desfazer o estigma de vandalismo que normalmente é atribuído aos movimentos do campo e pautar um debate consequente acerca do tema.
A rede realizou um lançamento em Brasília (DF) em 27 de abril e nesta quarta-feira (30/6) é a vez do debate no Rio de Janeiro, para lançar e divulgar a iniciativa.
Serviço:
Lançamento da Rede de Comunicadores pela Reforma Agrária
Dia – 30 de Junho
Hora – 18h30
Local – ABI -Associação Brasileira de Imprensa
Endereço – Rua Araújo Porto Alegre 71, auditório do 7º andar;
Debatedores:
Paulo Henrique Amorim – Jornalista e blogueiro
João Paulo Rodrigues – Coordenação Nacional do MST
Da redação, com MST