Sem categoria

São Gonçalo: Parada LGBT homenageou a dolescente assassinado

As ruas do centro de São Gonçalo (RJ) ganharam um colorido especial no domingo (28/6), com a 7ª edição da Parada Gay LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros). Sete trio elétricos e shows fizeram a festa, que também contou com manifestação contra a morte de Alexandre Thomé Ivo Rajão, de 14 anos, essa semana, na cidade.

Com o tema “Vote contra a homofobia: Defenda a cidadania”, o evento prestou homenagem a Alexandre Thomé que foi morto, na madrugada de 21 de junho, em São Gonçalo, após ser sido torturado e estrangulado, supostamente por um grupo de “skinheads”.

“Mais do que nunca, entendemos ser este um momento de chamar a atenção para a necessidade de tornar crime a homofobia no país. Atos homofóbicos nem sempre acabam em assassinatos e mortes, mas, muitas vezes, terminam em crimes de ódio. E é exatamente por estes atos serem banalizados e as pessoas se sentirem livres para xingar e discriminar, que aqueles que têm preconceito acabam avançando o sinal e ultrapassando a linha, matando quem os perturba por terem uma orientação sexual diferente da sua. A homofobia pode ser expressa de diversas formas, em gradações diferentes”, avaliou Well Castilhos, presidente do Grupo Liberdade LGBT de São Gonçalo, realizador da Parada do município.

BBB LGBT

Parentes do adolescente assassinado também participaram da manifestação. Coroada a madrinha da Parada Gay gonçalense, desde 2009, a ex-BBB (Big Brother Brasil) Priscila Pires foi a convidada ilustre do evento, que contou também com a participação do jornalista e escritor Jean Wyllys – vencedor da quinta edição do programa e ativista do movimento LGBT.

Pelo mundo

Este fim de semana foi escolhido pela comunidade gay de vários países para reivindicar seus direitos e se manifestar a favor da diversidade. No sábado, nova países realizaram a tradicional Parada Gay: Estados Unidos, França, Espanha, Bulgária, Chile, México, El Salvador, Panamá e Colômbia comemoraram juntos. Neste domingo, o Dia do Orgulho Gay foi celebrado novamente nos Estados Unidos e Espanha, e na Turquia e Índia.

Da redação, com O São Gonçalo Online e agências