Com recursos do PAC, barragem de Piaus é inaugurada

O governador Wilson Martins inaugurou na manhã da última segunda-feira, 28, a barragem Piaus, na zona rural do município de São Julião, no semiárido piauiense. A obra iniciada em 2006 foi executada pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), num investimento de R$ 30 milhões, recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A barragem tem capacidade para armazenar 104,5 milhões de metros cúbicos de água e vai garantir, através de uma adutora, água tratada para cerca de 50 mil pessoas em cidades como São Julião, Fronteiras, Vila Nova, Alagoinha e Campo Grande do Piauí. No momento, a barragem já acumula mais de 40 milhões de metros cúbicos.

A barragem de Piaus foi construída no encontro dos rios Grande e dos Porcos e será utilizada também em projetos de piscicultura, fruticultura irrigada e de turismo.

O governador Wilson Martins garantiu que o sistema adutor de Piaus já está praticamente concluído, faltando apenas a instalação da estação de tratamento de água. “Graças ao apoio do Governo Federal, vamos levar água boa qualidade a cinco cidades da região e numa segunda etapa queremos chegar também a Alagoinha e Monsenhor Hipólito”.

Martins adiantou que na região de São Julião, além de difícil, a água é salgada. A barragem, segundo ele, é a melhor solução para garantir o abastecimento da população e também para gerar renda com a piscicultura e a fruticultura irrigada. “Esta região é rota obrigatória do carro-pipa, mas aos poucos vai deixando esses equipamentos de lado, graças a ação do governo”.

Wilson Martins destacou o empenho do ex-governador Wellington Dias na construção da barragem. “Por dever de justiça, devemos lembrar o empenho do companheiro Wellington Dias na viabilização e construção da barragem de Piaus”. O ex-governador Wellington Dias participou da solenidade em São Julião, acompanhado da ex-primeira dama, Rejane Dias.

Para o prefeito de São Julião, José Neci, só quem mora na região pode avaliar a importância de uma obra como a barragem de Piaus. Ele também agradeceu outras obras, como os recursos para a construção de um campo de futebol e aquisição de uma patrulha mecanizada.

Ainda em São Julião, Wilson Martins assinou ordem de serviço para o início imediato do asfaltamento da estrada que liga a cidade ao povoado Mandacaru e para restauração da PI 378, entre São Julião e a BR 020, numa extensão de 39 quilômetros. Autorizou também a implantação do assentamento que vai abrigar as 50 famílias que foram remanejadas por conta da formação do lago. O assentamento terá, além de casas, uma escola com seis salas de aula, um posto médico, tanques para criação de peixes, templo religioso e um cemitério.

Acompanharam o governador os deputados estaduais e federais, o coordenador estadual do Dnocs, José Carvalho e prefeitos da região.