Publicado 30/06/2010 13:05 | Editado 04/03/2020 16:54
Osmar Dias: perspectivas reais de vitória
Osmar Dias será o candidato dos partidos da base de apoio e sustentação do presidente Lula no Paraná, o que fortalece a campanha presidencial de Dilma Rousseff(PT) na região sul do país. PT, PDT, PMDB, PCdoB, PRB e PSC formarão no estado o palanque único de Dilma. A decisão de Osmar Dias confirma uma lógica política baseada nos êxitos econômicos e sociais do governo de Lula, no amplo respaldo popular do presidente e de uma sólida aliança de partidos. Além disso, nas últimas pesquisas eleitorais a candidata Dilma Roussef ultrapassou José Serra(PSDB), abrindo uma importante vantagem na fase de largada da campanha.
A rota estava traçada, no entanto, o quadro era pertubado por diversos fatores de ordem política, incluindo elementos de subjetividade, porém prevaleceu a maturidade política e os compromissos com as conquistas obtidas pelas políticas públicas e programas de governo executados nos últimos anos, que asseguraram significativos avanços para a população.
A aliança formada vai para a disputa com um poderoso arsenal político. Soma a estrutura de grandes partidos, uma legião de vereadores e prefeitos, a maioria das bancadas de deputados estaduais e federais. Reune o apoio político do governo estadual e do federal. Para a disputa do Senado, a aliança conta com os nomes de Gleisi Hoffmann(PT) e do ex-governador Roberto Requião(PMDB). Ou seja, em torno de Osmar Dias foi formado um bloco político robusto e com forte musculatura eleitoral, criando as condições de vitória eleitoral no pleito de outubro.
Portanto, o cenário político no Paraná é alvissareiro para as forças progressistas e democráticas. O mantra agora é: Vamos a vitória com Osmar Dias.
* Presidente estadual do PCdoB e membro da direção nacional da legenda.