Lula Morais: Manutenção da soberania do País pautará eleições

O deputado Lula Morais (PCdoB) afirmou, na sessão plenária desta terça-feira (29/06) da Assembleia Legislativa, que o debate eleitoral deve girar em torno da soberania do País, conquistada, segundo o parlamentar, pelo Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele citou o pagamento da divida externa, o fortalecimento das empresas estatais, a presença do Governo na economia e a consolidação do Mercosul como as principais conquistas do Governo Lula.

Para Lula Morais, a disputa para a Presidência da República está polarizada entre duas ideologias: a que propõe a mínima intervenção do Estado na economia e a que defende um Estado mais forte. A segunda opção, de acordo com o deputado, é a que vem se mostrando mais benéfica para o Brasil.

Segundo o parlamentar comunista, os governos de Fernando Collor de Melo e Fernando Henrique Cardoso foram responsáveis pelo desmonte da soberania nacional com a série de privatizações que empreenderam. Em contrapartida, ele citou o crescimento experimentado pela Petrobras nos últimos oito anos. Hoje é a quarta companhia petrolífera do planeta, conforme ressalta.

“A Petrobras estava liquidada. Reduzida a investimentos de três bilhões de dólares ao ano”, frisou Lula Morais. Hoje, segundo o comunista, a previsão é que a empresa invista 60 bilhões de dólares a cada ano, até 2014.

Lula Morais também ponderou que, com o Governo Lula, o Brasil abandonou a ideia de aderir à Área de Livre Comércio das Américas (Alca), numa posição de subjulgamento em relação aos Estados Unidos. Ao invés disso, o País investiu no fortalecimento do Mercosul e assumiu um papel de liderança em relação aos paises da América do Sul.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL