Teresina realiza 10° Encontro de Bois
Nos dias 9 e 10 de julho, sexta e sábado, respectivamente, a Praça do Servidor Municipal, no bairro Matadouro, será o palco de uma das manifestações folclóricas mais tradicionais da cultura piauiense.
Publicado 06/07/2010 15:27 | Editado 04/03/2020 17:01
Sem caráter competitivo, o 10° Encontro de Bois de Teresina vem com o objetivo de valorizar nosso folclore mais popular e ser um exemplo de incentivo ao amadurecimento da cultura regional. Segundo Vagner Ribeiro, coordenador de Cultura Popular da FCMC, apesar do evento já acontecer a algum tempo, é preciso que a população descubra a beleza dos grupos de boi e participe mais ativamente dos encontros. “E mais do que participar, sentir, vivenciar mesmo a riqueza cultural proporcionada por essas ocasiões”, frisa.
Este ano, a Fundação Monsenhor Chaves está incentivando mais de 20 grupos de boi em Teresina, por meio do Projeto Mestre João Bispo, nome dado em homenagem ao brincante, folclorista e pesquisador que muito valorizou os grupos de Bumba-meu-boi na capital. Para a presidente da fundação, Laurenice França, a prioridade do evento é manter e valorizar esses grupos, uma vez sendo essa tradição genuinamente nossa, além de ter ficado desaparecida por um período. Apesar do incentivo da prefeitura, muito pode ser feito para o desenvolvimento dessa faceta de nossa cultura. “Um passo importante seria a criação de projetos para que os grupos possam ganhar apoio também da iniciativa privada, algo que pode deixá-los ainda maiores e melhores”, ressalta Laurenice.