CMS fará homenagem aos 100 anos do Ilê Axé Opô Afonjá

A Câmara Municipal de Salvador realizará, no dia 13 de julho, às 18h, uma Sessão Especial em homenagem ao centenário do Terreiro Axé Opô Afonjá, fundado em 1910. O evento, organizado pela vereadora Olívia Santana (PCdoB), contará com as presenças dos ministros Juca Ferreira (Cultura) e Eloy Araújo (Promoção da Igualdade Racial), além da ialorixá Mãe Stella de Oxossi, grande homenageada da noite.

Fundado por Mãe Aninha, o Ilê Axé Opô Afonjá, que significa Casa da Força Sustentada por Xangô, é um dos mais tradicionais terreiros da Bahia e um dos templos religiosos de matriz africana mais importantes no mundo. Para a vereadora Olívia Santana, o Legislativo Municipal cumpre seu papel ao homenagear uma instituição que já prestou inúmeros serviços à população de Salvador. “É com muito orgulho que me coloco à frente desta iniciativa, já que, durante muitos anos, ao invés de homenageados nossos terreiros eram perseguidos. E isso é ainda mais significativo quando se pensa na importância do Axé Opô Afonjá para a preservação da identidade e divulgação da cultura afro-baiana”, afirmou.

Também estarão presentes no evento, que contará com a apresentação musical do Mestre Matheus Aleluia, representantes de diversos terreiros, pesquisadores e líderes dos movimentos sociais. Além de parlamentares e membros do Poder Executivo, como o deputado federal Daniel Almeida (PCdob) e o vice-prefeito de Salvador, Edvaldo Brito. “Acredito que a Sessão Especial será o momento em que os diversos segmentos da sociedade baiana se reunirão para homenagear um dos símbolos da nossa cultura, um terreiro que representa a força do nosso povo”, finalizou a vereadora Olívia Santana.
 
Depois da Sessão, será oferecido um coquetel no Centro Cultural da Câmara, na Praça Municipal, com a apresentação do samba de Nicinha de Santo Amaro.

Serviço:

Sessão Especial em homenagem ao centenário do IlêAxé Opó Afonjá

Quando: Terça-feira (13/07), às 18h

Onde: Plenário Cosme de Farias, Câmara Municipal de Salvador

Organização: Mandato da vereadora Olívia Santana (PCdoB)

Fonte: Ascom/gabinete da vereadora Olívia Santana