Deputados votam contra o veto do governo à MP 170

O veto do governo do Estado relativo à Medida Provisória 170, foi derrubado, hoje (6/07), na Assembleia Legislativa, por 28 votos a 8. A deputada Angela Albino (PCdoB) votou contra o veto. “Nunca se chegou a um momento assim com tanta unidade e unanimidade”, afirmou a parlamentar.

A MP que originalmente fixava o subsídio mensal apenas dos procuradores do Estado, recebeu emenda do deputado Jorginho Mello (PSDB), que estendeu o benefício aos servidores vinculados à Procuradoria Geral do Estado (PGE), ao Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina (Iprev) e à Secretaria de Estado da Administração (SEA). A emenda tinha sido vetada pelo governador Leonel Pavan, o que levou à mobilização dos servidores.

O pensador alemão Goethe foi a inspiração da deputada para sensibilizar os deputados na derrubada do veto. Angela citou uma poesia do escritor como referência à coragem dos servidores em acreditar que, por meio da luta, é possível alcançar as conquistas. “O que quer que você possa fazer, ou sonhe que o possa, faça-o. Coragem contém genialidade poder e magia", finalizou a parlamentar.

Mais uma vez, Angela frisou a contradição no fato de o governo rejeitar uma emenda que foi proposta por deputados de sua própria base. “Não só da base, mas como do próprio partido. Hoje é dia da coerência! Quem teve a alegria de receber os aplausos dos servidores tem que estar de acordo com o projeto no silêncio da sua consciência. Chamo o PMDB, o DEM e o PSDB para votar”, declarou.

Angela acredita que o Estado não precisa constituir políticas públicas por meio de gratificações. “Quem não valoriza o servidor não faz política pública”, afirma.

Paula Guimarães
De Florianópolis