Comunidade quilombola reúne em Castanhal

O candidato a deputado federal do Pará pelo PCdoB, Jorge Panzera esteve na manhã deste sábado (17) no Sindicato dos Trabalhadores Rural de Castanhal para uma reunião com lideranças da comunidade quilombola “Cumaru” do município de Inhangapi. O encontro que ocorreu no centro de Castanhal, região nordeste paraense, foi coordenada por Jorge Farias, candidato a deputado estadual do Partido com o nº 65.169.

PCdoB no Pará debate com a comunidade quilombola Cumaru.

O advogado Jorge Farias que concorre a uma vaga para a Assembléia Legislativa desenvolve um trabalho voltado para os direitos humanos e igualdade racial. Ele destacou que nasceu em uma comunidade quilombola e que conhece as dificuldades encontradas por seus companheiros. “Queremos discutir os anseios da população negra e da população em geral para a construção de um projeto nacional”, destacou.

A participante da reunião, Maria da Paixão, ressaltou que no Brasil mais de 50% da população é negra. “Precisamos de pessoas que estejam em nossa discussão. Já conquistamos muitos direitos que estão ameaçados, por isso precisamos de pessoas como os “Jorges” (referindo-se ao Jorge Panzera e ao Jorge Farias) que são políticos que se identificam com a nossa causa”, frisou.

A presidente da comunidade quilombola “Cumaru”, Rosangela Duarte disse que a base econômica da comunidade está na extração do açaí. “Outra dificuldade que temos diz respeito à questão do desmatamento na área do quilombo”, comentou.

Os candidatos foram convidados para participarem do Festival do Açaí de Inhangapi que acontecerá de 20 a 22 de agosto, na comunidade “Cumaru”. Jorge Panzera ainda ressaltou que “Tratar de forma igual os desiguais, é a maior desigualdade que têm”.

De Castanhal;
Isa Arnour