Sem categoria

Chico Brasileiro: Um cenário excepcional para a vitória no Paraná

Um cenário político excepcionalmente favorável criado em Foz do Iguaçu suscitou a possibilidade local – e real – do PCdoB eleger um deputado federal pelo Paraná, ampliando assim a representação congressual que, numericamente, já não faz jus à força que o partido adquiriu junto ao movimento social brasileiro e na esfera política. Assim nasceu minha candidatura, que se somou à de Ricardo Gomyde.

Por Chico Brasileiro*

Diversos fatores confluíram para compor o cenário político favorável que deu origem à minha candidatura e robustece cada vez mais sua perspectiva de vitória. Nos últimos anos foi notável o crescimento qualitativo e quantitativo do PCdoB iguaçuense, sobretudo a partir dos fortes vínculos que cimentou com o movimento social, em estreita ligação com os bem avaliados mandatos partidários na Câmara de Vereadores. É também positiva nossa participação nas duas administrações do Prefeito Paulo MacDonald Ghisi, do PDT, primeiro quando estive à frente das secretarias de Saúde e de Administração e agora com o exercício da Secretaria da Educação pela dirigente partidária Joane Vilela.

Com tal base político-institucional do PCdoB em Foz do Iguaçu, foi natural que meu nome surgisse como consenso entre as forças democráticas, partidárias e não partidárias, para atender a um pleito local muito forte de garantir ao município uma voz na Câmara Federal. Tal circunstância possibilitou extensa agregação em torno da minha candidatura, num arco que vai de lideranças importantes do movimento social a dirigentes da indústria e do comércio locais, do Prefeito Paulo MacDonald Ghisi, que participa ativamente da campanha e do Diretor-Geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, à influente comunidade árabe local, a segunda maior do Brasil, liderada pelo sheik Muhsen Hussein, e ainda da Sociedade Árabe Palestina de Foz do Iguaçu.

Leve-se em conta as dimensões de Foz do Iguaçu para que se tenha uma noção de grandeza do território físico e político do cenário que mencionei. Quarta maior cidade do Paraná, com 325 mil habitantes e 184 mil eleitores, Foz do Iguaçu polariza duas das mais importantes regiões do Estado – Oeste e Sudoeste – que reúnem mais de 70 municípios e cerca de 1,3 milhão de habitantes. Não é por menos que foi a cidade paranaense mais visitada pelo Presidente Lula – sete ou oito vezes.

No andar da campanha, constato apoios fundamentais provindos de áreas essenciais que se ramificam por todo o Paraná. É o caso, por exemplo, dos secretários municipais de saúde, com os quais perfilei nas lutas em defesa do SUS. Ou dos árabes, espalhados pelo Estado, agora mobilizados por suas lideranças para se somaram à minha candidatura. Importantes segmentos da sociedade paranaense trazem seu apoio pois, desse modo, vislumbram a possibilidade de restaurar o valor e a lisura do nosso parlamento.

Sinto-me feliz em poder desempenhar esse papel que meus camaradas e parcelas importantes do povo paranaense me conferem. Sinto-me feliz em constatar que, candidato a Deputado Federal pelo PCdoB do Paraná, nada faço senão dar coerente seguimento a uma longa jornada que se iniciou ainda em minha adolescência, junto aos bispos progressistas do Nordeste, em defesa daquele povo valoroso e sofredor. Dos meus 16 anos para cá construi vida política sem saltar de galho em galho. Nos 28 anos que me separam daqueles primórdios juvenis, mantive sempre um nexo político e ideológico inquebrantável, consciente e racional com o único partido a que pertenci, o PCdoB. E digo isso com muito orgulho, porque este partido me ensinou a ser cidadão, a encarar os desafios da sociedade. Ainda assim, sempre agi com amplitude política e respeito aos que pensam diferente.

Aprendi a fazer política desde as primeiras tarefas das quais o Partido me incumbiu, como a de participar de um piquete em uma greve de canavieiros no interior da Paraíba. Lembro-me até hoje da cidade de Mataraca, na Paraíba, onde varávamos as noites organizando os piquetes para que a greve desse certo e garantíssemos que os canavieiros da Paraíba não fossem massacrados pelos usineiros.

Aprendi a fazer política com “P” maiúsculo na luta pelas Diretas-Já, na campanha presidencial de Tancredo Neves que, vitoriosa, derrubou a ditadura militar; na Assembléia Nacional Constituinte, na criação da União da Juventude Socialista, no movimento estudantil universitário, integrando a tendência Viração.

Foi, aliás, no movimento estudantil que, pela primeira vez, ouvi falar de Lamia, a palestina presa em Israel, condenada a prisão perpétua por defender o direito de um Estado Palestino. E a partir daí passei a colher assinaturas para um abaixo-assinado em defesa da liberdade de Lamia. Comecei a estudar a causa palestina. E lhes digo: até hoje sou um lutador ardoroso para que aquele sofrido povo seja respeitado em seu direito de possuir seu território livre e autônomo naquele canto que é o seu canto histórico. Não é gratuito, portanto, que minha candidatura conte com o entusiástico apoio de amplos setores da comunidade árabe do Estado, a partir dos núcleos de Foz do Iguaçu, que deseja me transformar em porta-voz de sua causa na Câmara Federal.

Formado em odontologia pela Universidade Estadual de Campina Grande, na Paraíba, mudei-me para Foz do Iguaçu em 1990. Participei da reorganização do PCdoB na cidade, integrei-me ao movimento social, elegi-me vereador em 2000, reelegi-me em 2004. Candidato a Deputado Estadual em 2006, obtive expressiva votação. Dois anos depois integrei a chapa vitoriosa do Prefeito Paulo MacDonald Ghisi na condição de vice-prefeito.

Agora meu nome está posto. Não vamos temer os tubarões que estão com malas comprando lideranças e tentando subornar consciências, não vamos temer os reacionários, não vamos temer os conservadores, porque já os derrotamos por muitas vezes nas ruas e nas lutas. Vamos vencê-los novamente, convictos, acima de tudo, que as vitórias do nosso PCdoB representam a vitória do povo brasileiro na grande caminhada por um novo Brasil, democrático, socialmente justo, soberano e socialista. Um Brasil ético onde o poder seja realmente instrumento de mudança na vida das pessoas.

*Chico Brasileiro é odontólogo, vice-prefeito de Foz do Iguaçu, secretário-geral do PCdoB do Paraná e candidato a deputado federal.