Mulheres do PCdoB definem agenda eleitoral

Nesta terça (27/07), as mulheres comunistas se reuniram no Auditório 25 de Março, na Sede do Comitê Estadual do PCdoB para debater a conjuntura nacional e a importância do papel feminino nas eleições.

A mesa de trabalho foi composta por Nágyla Drummond (Secretária de Mulheres do PCdoB/CE), Eliana Gomes (Vereadora de Fortaleza), Gorete Fernandes (Presidente da Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza), Márcia Gomes (representante da União Brasileira de Mulheres – UBM), e pelas candidatas ao pleito estadual, Eugênia Brício, Madalena Policarpo, Aparecida Diógenes e Antônia Soares (Cristina).

Eugênia Brício apontou a importância da participação feminina na campanha e considerou que a falta de recursos é um dos principais impedimentos. “Estou visitando hospitais e ganhando muitas adesões para minha campanha e para o João Ananias também. Mesmo sem recurso, sabemos que o PCdoB será vitorioso”, acentuou.

A professora e candidata Aparecida Diógenes considera importante realizar debates e eventos em que as mulheres possam discutir e ocupar mais espaços, principalmente nas instâncias de decisão. Aparecida, que postula pela primeira vez uma cadeira na Assembleia, descreveu estar emocionada e muito alegre com a campanha. “As mulheres unidas poderão fazer muito mais e eu estou muito feliz em compartilhar minha candidatura com o professor e candidato à reeleição a deputado federal Chico Lopes”.

PCdoB impulsiona a participação feminina

A vereadora Eliana Gomes afirmou que o PCdoB tem investido na formação das mulheres comunistas, mas pondera a necessidade de se garantir melhor estrutura. “Nossas mulheres precisam de recurso pra fazer campanha”, ratificou.

Eliana considerou a mídia como a principal responsável por disseminar preconceitos e estereótipos, banalizando a imagem da mulher. “Todos os dias a televisão coloca a imagem da mulher como objeto. Nossa luta é muito árdua para quebrar esses paradigma”, reforçou.

No final do encontro foram aprovadas atividades como atos na Praça do Ferreira a serem realizados todas as quintas-feiras, inauguração de comitês, participação na caminhada com as mulheres com o candidato Cid Gomes (PSB) prevista para o final de agosto e ainda a definição de materiais próprios para intensificar o debate das pautas femininas.

De Fortaleza,
Ivina Carla (Acadêmica de Jornalismo e Secretaria de Comunicação do PCdoB/Fortaleza)