Sem categoria

Mulheres declaram apoio a Dilma e Agnelo nas eleições do DF

As mulheres que apoiam a candidatura de Dilma Roussef para Presidente da República e Agnelo Queiroz para Governador do Distrito Federal inauguram, às 18 horas desta segunda-feira (26), o Comitê, no Setor Comercial Sul, área central de Brasília. No evento será entregue ao candidato ao GDF um documento com as principais reivindicações do movimento de mulheres.

Olgamir Paiva, secretária de Mulheres PCdoB-DF, lembra que o documento entregue a Agnelo é resultado de reivindicação das mulheres de todos os Partidos que participam da coligação PT-PMDB-PDT-PSB-PCdoB-PRP-PPS-PHS-PTC-PRB e PTB.

E destaca que “nesse momento em que o Brasil se vê diante da possibilidade concreta de eleger a primeira mulher Presidenta da República e, no DF temos uma candidatura a governador que representa a ruptura com as práticas conservadoras imperantes nessa unidade da federação, nós mulheres de Brasília entendemos que está dada a oportunidade de alavancar a nossa luta.”

Para quem luta cotidianamente por igualdade, as mulheres avaliam que “mesmo com os avanços alcançados nos últimos anos nas políticas propostas com vistas à construção e fortalecimento das causas da mulher na luta pela igualdade de gênero, ainda assim, as mulheres vivem em condições muito aquém do desejável”.

O documento entregue ao candidato ao GDF cita o texto do Consenso de Brasília, ressaltando que “persistem obstáculos que mostram a necessidade de redobrar os esforços para eliminar todas as formas de violência contra a mulher e que limitam ou impedem a plena igualdade de gênero, tais como a feminização da pobreza, a discriminação no trabalho, a falta de proteção social e de pleno acesso à educação e a serviços de saúde, incluindo a saúde sexual e reprodutiva”.

Quem mais precisa

E enumera uma série de reivindicações, que vão desde a criação da Secretaria de Mulheres até a promoção de políticas de Estado que garantam o respeito, a proteção e o cumprimento de todos os direitos humanos das mulheres, de todas as idades e condições, como base substantiva dos processos democráticos.

Em seus discursos, Agnelo Queiroz sempre destaca a necessidade de colocar Brasília no mesmo rumo do Brasil, liderado pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva. “Temos que realizar um governo que dê atenção àqueles que mais precisam de atenção. Um governo que atente para as mulheres – com a criação de creches, para os jovens, e os setores de transporte, educação, saúde e segurança”.

Antes da inauguração do Comitê das Mulheres, por volta das 16h30, Agnelo Queiroz, lançou o site oficial da campanha "Sou Agnelo 13" (www.souagnelo13.com.br). A solenidade acontece no próprio Comitê Majoritário, também no Setor Comercial Sul. De acordo com a assessoria de imprensa, o site já está no ar, mas começa a funcionar oficialmente hoje.

De Brasília
Márcia Xavier