CE: Internautas interagem em videoconferência com Chico Lopes
Utilizando o Twitter como ferramenta de comunicação digital democrática, internautas cearenses participaram na tarde desta segunda-feira, 2 de agosto, de mais um debate interativo com o deputado federal Chico Lopes, do PCdoB.
Publicado 04/08/2010 10:54 | Editado 04/03/2020 16:33

Chico Lopes discutiu as primeiras semanas do processo eleitoral, lembrou suas lutas, tanto na Câmara Federal em Brasília, nos últimos quatro anos, como nos movimentos sociais e em seus mandatos como vereador e deputado estadual, apresentou algumas de suas propostas e respondeu perguntas de internautas, num processo de diálogo direto e franco com os cidadãos.
Fazendo uma avaliação do panorama para eleição nacional, o deputado federal Chico Lopes disse estar confiante que Dilma será a primeira mulher presidente. Ele afirmou que, para isso, já foi dado o passo inicial, com a eleição de Lula, o primeiro “presidente operário” do país. “Dilma é uma candidata que tem a proposta de continuar com os avanços do governo Lula, com mais melhorias nas questões internas do país, como a distribuição de renda, o impulso na economia, na saúde, na educação, na habitação, mas também com a continuação da política externa iniciada por Lula que deu nossa grande projeção internacional”, destacou Chico Lopes.
O deputado lembrou que no governo anterior, de FHC, o salário mínimo era correspondente a 100 dólares, e que hoje, com o governo Lula, já é equivalente a 300 dólares. “E todos esses avanços só foram possíveis com a consolidação da democracia, principal vitória do governo Lula. Não adianta ter distribuição de renda e desenvolvimento sem a democracia, e o Lula conseguiu unir tudo isso.”, afirmou Chico Lopes.
Lutas democráticas e populares
Na conversa com Chico Lopes, foram debatidas com os internautas algumas de suas ações e propostas na Câmara Federal, em Brasília, como as lutas em defesa do consumidor, da qual fez parte como membro titular da Comissão do setor – principalmente em sua batalha contra as cobranças indevidas das tarifas de energia elétrica, a partir de cálculos de reajustes errados. Esses erros já causaram um prejuízo de mais de 8 bilhões de reais aos consumidores e os internautas lembraram que o Deputado encabeça um esforço em âmbito nacional para garantir a devolução deste dinheiro aos cidadãos.
Chico Lopes conversou com os internautas sobre suas bandeiras na área de educação, como a elaboração da lei do piso nacional do magistério e a garantia do tempo extra-sala para os professores. “Os recursos do pré-sal têm que ser destinados para o desenvolvimento do país, e este desenvolvimento parte da educação. Eu continuarei a lutar pra que 50% destes recursos, que são de nosso patrimônio nacional, sejam para as escolas, universidades, estudantes e professores.”, disse o Professor e Deputado Federal Chico Lopes.
A nova videoconferência está agendada para o dia 17 de agosto, também à tarde, onde mais um bate-papo será realizado com a participação dos internautas. Fique atento para as próximas atividades de Chico Lopes 6565 em nosso site.
Fonte: Assessoria Chico Lopes