Governo da Bahia entrega trens do metrô a Prefeitura de Salvador

A novela que envolve o metrô de Salvador parece está se encaminhando para o final. Na tarde desta quarta-feira (4/8), o Governo da Bahia, através do secretário estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Cícero Monteiro, entregou oficialmente ao prefeito João Henrique os seis trens do metrô, que chegaram à cidade em novembro de 2008, mas estavam guardados esperando a finalização das obras.

De acordo com o secretário, o Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), tinha a guarda dos trens desde que chegaram a Salvador, em novembro de 2008, sendo principal responsável pela conservação dos equipamentos. Com isso, o governo estadual desembolsava R$ 80 mil por mês com o pagamento de aluguel à Estação Aduaneira do Interior, localizada no CIA-Sul, para armazenar e proteger os 24 vagões.

“Os trens do metrô de Salvador estão sendo entregues em excelente estado de conservação. Foram muito bem acondicionados e guardados desde 2008”, enfatizou Monteiro. O investimento do Governo do Estado com a aquisição e armazenamento dos trens foi de R$ 125 milhões.

A próxima etapa é o transporte dos trens até os trilhos que, segundo o prefeito, acontecerá em um prazo de 10 a 15 dias e, logo depois, serão realizados os testes e experimentos dos equipamentos. Paralelamente, haverá a qualificação de profissionais que vão trabalhar no metrô, definidas as tarifas e o processo de operação. Cada trem possui quatro vagões, todos com ar condicionado, isolamento acústico e capacidade para até 1.250 passageiros.

A população de Salvador aguarda ansiosamente o início do funcionamento do metrô, cujas obras se arrastam há quase dez anos. A expectativa é que os trens possam melhorar o sistema de transporte coletivo na cidade, que hoje dispõe de uma frota de apenas 2.500 ônibus, para atender a cerca de 1,5 milhão de passageiros. A nova forma de transporte pode ajudar também na diminuição dos congestionamentos em algumas vias, principalmente nos horários de picos.

Com apenas 6,5 quilômetros de extensão, o metrô de Salvador é um dos menores do Brasil. O projeto original, iniciado no ano 2.000 com previsão de conclusão em 2003, previa a construção de 12km de trilhos ligando a Estação Pirajá à Lapa. No entanto, as obras se arrastaram durante dez anos e, segundo a Prefeitura, devem ficar prontas no início de 2011, com apenas metade do percurso. Durante este tempo, as obras foram paralisadas muitas vezes devido a denúncias de irregularidades e desvio de verbas. Fatos que estão sendo investigados, inclusive, por uma CPI na Assembléia Legislativa da Bahia, que é presidida pelo deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB).

De Salvador,
Eliane Costa com agências