Unegro organiza caravana para a Festa da Boa Morte em Cachoeira

Participar da festa da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, na cidade Cachoeira, no Recôncavo, já é uma tradição para os baianos. Os festejos começam na sexta-feira, mas o ponto alto será no domingo (15/8), quando acontece um grande cortejo pelas ruas da cidade. Para que todos os comunistas possam participar da festa, a Unegro está organizando uma grande caravana, com ônibus saindo de Salvador às 7h de domingo e retornando às 17h. O ponto de partida será a praça Municipal, no Centro.

A festa de Nossa Senhora da Boa Morte une cultos católicos com manifestações de matriz africana e é considerada patrimônio nacional. Todos os anos milhares de visitantes vão até a cidade de Cachoeira, no Recôncavo baiano, para acompanhar o ritual das irmãs da entidade religiosa. A programação inclui cortejo anunciando a morte de Maria, missas em memória das irmãs falecidas, sentinela, missa simbólica de corpo presente e procissão. De todas as festas religiosas da Bahia, a da Irmandade da Boa Morte é considerada a mais importante, mais negra e com maior volume de sincretismo e força feminina no estado.

Nascida em meio às senzalas, há mais de 150 anos, a Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte tinha o objetivo de alforriar negros, ou facilitar-lhes a fuga. A força do grupo se mantém até hoje pelas mãos de quem o conduz: são 23 mulheres afrodescendentes com idade superior a 50 anos. “A festa já tem 240 anos, é importante porque veio do movimento abolicionista e reflete a liberdade das mulheres negras para se expressarem, cultuarem, e serem vistas. É o troféu de resistência dessas mulheres e se tornou a maior festa de interação, porque atrai gente de todos os lugares”, disse Valmir Pereira, porta-voz da Irmandade.

O encanto do público e dos fiéis não se resume à importância histórica da festa. As roupas utilizadas pelas irmãs da Boa Morte são um atrativo à parte durante os festejos. O luto pelas irmãs já falecidas é representado pelo branco. E a vestimenta para o ritual simbólico do sepultamento de Nossa Senhora é composta por saia preta, blusa branca bordada e lenço branco no cabelo.

Mais informações sobre a caravana da Unegro na sede a entidade pelo telefone (71) 3497-1213,  (71) 3497-1213 ou com Jerônimo (71) 9964-6711, (71) 9964-6711  e (71) 8819-5165.

De Salvador,
Eliane Costa com agências.