No Paraná PCdoB está com Dilma, Osmar, Requião e Gleisi
Dilma, Osmar, Requião e Gleisi: esta é a chapa majoritária que o PCdoB apóia no Paraná, com a convicção de quem ajudou a construí-la e dela participa como partido coligado, apresentando candidatos à Assembléia Legislativa e à Câmara Federal.
Por Luiz Manfredini
Publicado 12/08/2010 17:34
É uma opção política, no quadro eleitoral do estado, coerente com o programa político do Partido e o alinhamento nacional com a candidatura de Dilma Rousseff à Presidência da República.
A candidatura de Beto Richa, embora se mostre sob roupagens de inovação, jovialidade e bom-mocismo, representa a velha direita neoliberal, predatória dos direitos sociais, devastadora do Estado, privativista e autoritária. É o palanque paranaense de José Serra.
Os comunistas sabem reconhecer quem é, onde está e como está o adversário principal no pleito de outubro, não se perdem no cenário político do estado e nacional. Sabem identificar as forças políticas interessadas (e capazes) de enfrentar com sucesso a tentativa da direita neoliberal de novamente assenhorar-se do Governo.
No Paraná, a coligação liderada pelo senador Osmar Dias é a que mais suficientemente se apresenta para impor derrota à direita, uma derrota que certamente repercutirá em todo o país. Seu programa, produzido pela multiplicidade de forças que o apoiam, é de natureza democrática e progressista, capaz de manter o Paraná em sintonia com o projeto nacional do qual o PCdoB participa e que tem o presidente Lula à frente. E que, a partir de janeiro, estará sob o comando da presidente Dilma Rousseff.
*Jornalista e escritor, dirigente do PCdoB no Paraná