UEE-RJ e UEES-RJ entregam plataforma ao candidato Sérgio Cabral
A União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE-RJ) entregaram para o candidato ao governo do estado, Sérgio Cabral, e o candidato ao senado, Lindberg Farias, no dia 11, no Dia do Estudante, as plataformas político eleitorais e reivindicações dos estudantes brasileiros e fluminenses para o próximo período.
Publicado 12/08/2010 17:55 | Editado 04/03/2020 17:04
O encontro com o candidato ocorreu pela manhã no Clube Democráticos, na Lapa, um clube que já tem trajetória republicana e hoje é ocupado pela juventude carioca. Na ocasião, cerca de 600 estudantes celebraram também o aniversário da UNE, que completou 73 anos de vida, reafirmando-se como a mais antiga entidade dos movimentos sociais brasileiros.
Presenças ilustres compareceram ao ato. A ex-secretária de cultura do Rio de Janeiro e candidata a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB); o deputado federal Edmilson Valentim (PCdoB); o candidato a deputado federal Brizola Neto (PDT); o candidato a deputado estadual Igor Bruno (PCdoB); e o ex-ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, marcaram presença e prestigiaram com os estudantes o aniversário da UNE.
O candidato Sérgio Cabral se comprometeu com as pautas dos estudantes e disse que irá garantir uma cadeira para a UEE-RJ e para a UEES-RJ (União Estadual dos Estudantes Secundaristas do Rio de Janeiro) no Conselho Estadual de Educação. Além disso, Cabral ressaltou o seu compromisso com uma das principais bandeiras atuais do movimento estudantil, que é a destinação de 50% do Fundo Social do Pré-sal para a educação.
Para a presidente da UEE-RJ, Flavia Calé, o resultado foi positivo. "O governador recebeu nossas reivindicações e se comprometeu com a luta por uma melhor educação". Segundo ela, conseguir a cadeira no Conselho é assegurar os direitos estudantis, já que muitas questões que interferem na vida estudantil passam pelo conselho. "A conquista deste assento é importante para que possamos interferir nas políticas públicas educacionais e desta forma construir uma sociedade civil presente".
"O ato foi um sucesso. A militância respondeu ao chamado e lotou o salão do Clube dos Democráticos", contou o presidente da UNE, Augusto Chagas, que tem como objetivo entregar o "Projeto UNE pelo Brasil" a todos os candidatos à presidência da República e ao governo nos 27 estados da federação. "Ao longo das próximas semanas realizaremos atos em todo o país cobrando estes compromissos a centenas de candidatos. Contamos com o envolvimento de todos".
Do Portal do Estudante (UNE)