Mulheres têm voz e vez no Governo Eduardo Campos

As políticas públicas em defesa e apoio às mulheres foram uma prioridade do Governo de Pernambuco desde que Eduardo Campos assumiu, em janeiro de 2007.

A partir da criação da Secretaria Especial da Mulher, no início de 2007, um conjunto de ações articuladas entre todas as secretarias atenderam desde a mulher no campo até a proteção contra a violência, ainda um grave problema em todo o Estado.
Além dos programas específicos, outras ações de proteção e reinserção social, como Chapéu de Palha, Convergir e Governo Presente, passaram a atuar na criação de oportunidades para as mulheres de todas as idades.

Confira algumas ações:

Secretaria Especial da Mulher
Criada em janeiro de 2007 para implantar uma política de promoção dos direitos das mulheres e integrada a diversos programas em andamento, como Chapéu de Palha, Mãe Coruja, Convergir, Governo Presente, Basta de Violência Contras as Mulheres, Violência Contra a Mulher é Coisa de Outra Cultura e Viver sem Violência, Direito das Mulheres do Campo e da Floresta.

Mãe Coruja
Atenção às gestantes, mães e filhos (até os 5 anos de idade), em áreas como violência doméstica e proteção à maternidade. Mais de 11 mil mulheres atendidas, principalmente no Sertão de Pernambuco. O número de beneficiadas cresceu 178% entre 2008 e 2009. O programa está se expandindo para outras regiões do Estado.

Chapéu de Palha
Criado por Miguel Arraes e reaberto em 2007 pelo seu neto, o programa ampliou em 133% o valor total das bolsas concedidas entre 2007 e 2009 para os trabalhadores da palha da cana que sofrem na entressafra com o desemprego. O número de pessoas atendidas, mais de 36 mil trabalhadores, cresceu 87% entre 2008 e 2009. Formação em políticas públicas para as mulheres é uma das capacitações oferecidas.

Nenhuma Pernambucana Sem Documento
Está na sua terceira etapa e já alcançou 41 municípios. O projeto oferece documentação civil e orientações jurídicas para 17.314 pessoas, além de treinamento para 1.230 multiplicadoras da ação.

Pacto Pela Vida
Esta política pública de segurança está presente na Secretaria Especial da Mulher (SEM) por meio do Plano Estadual para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência Contras as Mulheres. Como resultado, foi criada a Delegacia da Mulher e foram reformadas quatro das seis casas-abrigo estaduais existentes. Em 2009, a SEM acolheu 221 pessoas, sendo 80 mulheres e 141 crianças. No ano passado, o Plano foi revisto, incluindo a criação da Delegacia Especial da Mulher no Cabo de Santo Agostinho e mais seis juizados da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher a serem instalados na Região Metropolitana de Pernambuco.

Fonte: www.eduardocampos40.com.br