Salvador é a capital onde Dilma abre maior vantagem
Faltando menos de 50 dias para as eleições no Brasil, a candidata à Presidência da República Dilma Rousseff (PT) lidera todas as pesquisas de intenções de voto. Segundo pesquisa divulgada no sábado (14/8) pelo Datafolha, a petista mantém a dianteira em quatro regiões do país, enquanto o candidato do PSDB, José Serra, lidera apenas no Sul. Dilma lidera também em quatro das sete capitais pesquisadas, abrindo uma vantagem maior em Salvador, onde tem 48% da preferência do eleitorado.
Publicado 17/08/2010 23:06 | Editado 04/03/2020 16:19
Na capital baiana, a petista tem 48% das intenções de voto, enquanto José Serra tem 16% e a candidata do PV, Marina Silva, aparece com 11% da preferência do eleitorado. Desta forma, Dilma abre uma vantagem de 32 pontos percentuais em relação ao segundo colocado nas pesquisas, demonstrando mais uma vez a força que a esquerda tem na cidade, onde o presidente Lula sempre obteve uma votação expressiva – 89,4% em 2002 e 84,77% dos votos válidos no segundo turno de 2006.
“Em todas as eleições anteriores o candidato Lula venceu as eleições em Salvador, mesmo quando não foi eleito presidente. Nas experiências anteriores o povo de Salvador e da Bahia sempre demonstrou ter muita confiança no presidente operário, de origem popular e nordestina. Nestas eleições agora não me parece surpresa que a candidata do presidente Lula, Dilma, esteja liderando as pesquisas com tanta vantagem em nossa cidade”, declarou o presidente do PCdoB em Salvador, Geraldo Galindo. Para ele, a liderança de Dilma no âmbito nacional era só uma questão de tempo e deve aumentar ainda mais com o horário eleitoral gratuito que começou nesta terça-feira (17/8).
Salvador também sempre liderou o enfrentamento ao carlismo, contribuindo de forma decisiva para a eleição do governador Jaques Wagner (PT) já no primeiro turno das eleições em 2006. Wagner obteve 56,7% dos votos na cidade, que também já escolheu Lídice da Mata como prefeita, em 1993, quando Antonio Carlos Magalhães, já falecido, era governador da Bahia.
Segundo a pesquisa Datafolha, Dilma lidera as intenções de voto também em Recife, onde detém 47% da preferência, contra 23% de Serra e 9% de Marina Silva; no Rio de Janeiro, Dilma (42%) , Serra (23%) e Marina Silva (17%); além de Belo Horizonte, com 34% da preferência, enquanto Serra tem 32% e Marina Silva tem 13%.
O candidato tucano José Serra lidera em São Paulo, com 40% das intenções de voto, contra 37% de Dilma e 11% de Marina Silva; em Porto Alegre, onde tem 41%, Dilma, 35% e Marina 10% da preferência do eleitorado; já em Curitiba, Serra lidera com 43% das intenções de voto, Dilma tem 24% e Marina Silva 16%.
De Salvador,
Eliane Costa