Sem categoria

Netinho sobe 7 pontos e fica mais perto do Senado; Marta lidera

O cantor, apresentador e vereador Netinho de Paula (PCdoB) subiu sete pontos desde o início do horário eleitoral e já está empatado tecnicamente em segundo lugar com Orestes Quércia (PMDB) na disputa por uma vaga de senador por São Paulo. Segundo pesquisa Datafolha realizada nos dias 23 e 24, Netinho passou de 17% para 24% de intenção de voto, enquanto Quércia oscilou de 25% para 26%. A margem de erro é de dois pontos.

A ex-prefeita Marta Suplicy (PT) manteve o mesmo patamar de 32% e continua liderando a disputa paulista. Já o senador Romeu Tuma (PTB), que tenta a reeleição, caiu para a quarta posição, com 16% (tinha 23%). Ciro Moura (PTC) aparece em quinto, com 13%, e Aloysio Nunes Ferreira (PSDB) cresceu quatro pontos e chegou à sexta posição, com 9%.

Mais atrás estão Moacyr Franco (PSL), com 7%, Ana Luiza (PSTU), com 4%. Em seguida vêm Ricardo Young (PV), Afonso Teixeira (PCO) e Serpa (PSB), com 2% cada um, e Marcelo Henrique (PSOL), Dirceu Travesso (PSTU), Mazzeo (PCB) e Ernesto Pichler (PCB), com 1% um. Doutor Redó (PP) foi citado, mas não atingiu 1% das menções.

Votariam em branco ou anulariam o voto para as duas vagas 8%, e para uma das vagas, 13%. Não sabem em quem votar para uma das vagas 24%, e 14% estão indecisos com relação aos dois votos. Foram ouvidos 2.088 eleitores em 59 municípios de São Paulo. Contratada pela Folha de S.Paulo e pela Rede Globo, a pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 25.451/2010.

RJ

No Rio de Janeiro, a vantagem do senador Marcelo Crivella (PRB) na disputa por uma das vagas ao Senado caiu ainda mais após o início do horário eleitoral. Segundo pesquisa Datafolha feita nos dias 23 e 24, Crivella, que tinha 42% das intenções de voto em julho, passou para 40% e, agora, aparece com 37%.

Crivella está cinco pontos à frente do ex-prefeito Cesar Maia (DEM), em segundo lugar com 32% (tinha 33%). Em terceiro lugar aparece Lindberg Farias (PT), com 24% (tinha 22%). A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Jorge Picciani (PMDB) acompanhou o crescimento de Lindberg e passou de 14% para 16%.

Waguinho (PTdoB) aparece com 7%, Milton Temer (PSOL), com 5%, Marcelo Cerqueira (PPS), com 4%, e Carlos Dias (PTdoB) tem 2%. Wladimir Mutt (PCB) e Heitor (PSTU) são citados por 1% dos entrevistados cada um. Claiton (PSTU) foi citado, mas não chegou a 1%.

Afirmaram votar em branco ou nulo para uma das vagas 19% dos entrevistados, e para as duas vagas, 10%. Estão indecisos para uma das vagas 26% dos entrevistados, e 16% não sabem em quem votar nas duas vagas para o Senado.

O Datafolha ouviu 1.274 eleitores em 30 municípios do Rio de Janeiro. Contratada pela Folha e pela Rede Globo, a pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 25.435/2010.

MG

Aécio Neves (PSDB) é o candidato mais bem votado entre todos pesquisados pelo Datafolha e agora lidera a disputa por uma das vagas ao Senado de Minas Gerais com 70% das intenções de voto (ele tinha 68% no levantamento anterior). Segundo Pesquisa Datafolha feita nos dias 23 e 24, em segundo lugar está Itamar Franco (PPS), com 44% (tinha 47%). Fernando Pimentel (PT) subiu cinco pontos e agora tem 25%.

Marilda Ribeiro (PSOL) tem 3% das citações, Rafael Pimenta (PCB) e Miguel Martini (PHS) tem 2% cada um. Têm 1% das intenções de voto Mineirinho (PSOL), José João da Silva (PSTU), Alfredo (PRB), Zito Vieira (PC do B), Betão (PCO) e Efraim Moura (PSTU).

Entre os eleitores mineiros, 10% afirmam votar em branco ou anular o voto para uma das vagas, e 5% para as duas. Estão indecisos sobre uma das vagas 22%, e para as duas, 10%. Foram ouvidos 1.261 eleitores em 52 municípios de Minas Gerais. Contratada pela Folha e pela Rede Globo, a pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 25.452/2010.

PR

O ex-governador paranaense Roberto Requião (PMDB) continua na liderança na disputa para o Senado pelo Paraná, mas sua vantagem em relação à segunda colocada caiu de 18 para 11 pontos após o início do horário eleitoral. Segundo pesquisa Datafolha feita nos dias 23 e 24, Requião oscilou negativamente um ponto e tem 48% das intenções de voto.

Gleisi Hoffman (PT) continua sua rota ascendente e agora aparece com 37% (eram 28% em julho e 31% na pesquisa de 9 a 12 de agosto). Em terceiro lugar estão empatados Ricardo Barros (PP) e Gustavo Fruet (PSDB), com 16% cada um (tinham 15% e 13%, respectivamente).

Mais atrás estão Gilberto (PCB), com 3%, Rubens Hering (PV) e Professor Piva (PSOL), com 2% cada um, Valmor (PSOL), Irineu Fritz (PTdoB), Sargento Jensen (PRTB) e Sargento Qe Pedroso (PRTB), com 1% cada um. Timossi (PSTU) foi citado, mas não atingiu 1%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Votariam em branco ou anulariam o voto para as duas vagas 3%, e para uma das vagas, 7%. Não sabem em quem votar para uma das vagas 40%, e 20% estão indecisos sobre os dois votos. Foram ouvidos 1.211 eleitores em 45 municípios do Paraná. Contratada pela Folha e pela RPC, a pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 25.427/2010.

RS

A jornalista Ana Amélia (PP) subiu 11 pontos desde o início do horário eleitoral e já lidera a disputa por uma das vagas ao Senado pelo Rio Grande do Sul. Segundo pesquisa Datafolha feita nos dias 23 e 24, ela passou de 33% para 44%. Foi o maior crescimento medido pelo instituto em oito colégios eleitorais pesquisados.

Ana Amélia está tecnicamente empatada com o ex-governador Germano Rigotto (PMDB), que oscilou um ponto, passando de 43% para 42% das intenções de voto. Em terceiro aparece Paulo Paim (PT), com 38% (tinha 35%). A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais.

Os outros candidatos estão bem atrás. Abgail Pereira (PCdoB) tem 4%, e José Schneider (PMN) tem 3%. Vera Guasso (PSTU) e Lucas (PSOL) aparecem em seguida com 2% dos votos cada um. Professor Marcos Monteiro (PV), Luis Carlos Drehmer (PCB), Roberto Gross (PTC) e Berna Menezes (PSOL) receberam 1% das citações cada um.

Afirmaram votar em branco ou nulo para uma das vagas 7% dos entrevistados, e para as duas vagas, 4% dos entrevistados. Estão indecisos sobre uma das vagas 34% dos entrevistados, e 17% não sabem em quem votar nas duas vagas para o Senado. A pesquisa foi feita com 1.225 eleitores de 47 cidades gaúchas. Está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 25.429/2010. Os contratantes são a Folha e a RBS.

DF

O início do horário eleitoral gratuito não alterou em quase nada a disputa por uma das vagas ao Senado pelo Distrito Federal. O senador Cristovam Buarque (PDT) lidera com folga, enquanto o deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB) e Maria de Lourdes Abadia (PSDB) continuam empatados tecnicamente em segundo lugar.

Segundo pesquisa Datafolha feita nos dias 23 e 24, Buarque oscilou positivamente para 45% das intenções de voto (tinha 44%), Rollemberg manteve os mesmos 30% e Abadia oscilou negativamente para 27% (tinha 29%). A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.

Alberto Fraga (DEM) aparece em quarto lugar com 11%. Mais atrás estão Pastor Milton Tadashi (PTN), com 2%, e Rosana Chaib (PCB), Robson (PSTU), Jorge Antunes (PSOL) e Chico Sant'Anna (PSOL), com 1% cada um. Gerônimo (PSL), Moacir Bueno (PV), Gilson Dobbin (PCO) e Cadu Valadares (PV) foram citados, mas não alcançaram 1% das intenções de voto cada um.
No DF, 39% do eleitores não sabem em quem votar para uma das vagas, e 21% estão indecisos com relação aos dois votos. Votariam em branco ou anulariam seu voto para uma das vagas 12% dos entrevistados, e 7% para as duas. Foram ouvidos 691 eleitores. Contratada pela Folha e pela Rede Globo, a pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 25.428/2010.

Da Redação, com informações da Folha.com