Sem categoria

Lula dá aula inaugural da Universidade Latino-Americana

Começa a funcionar nesta quinta-feira (2) a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu (PR), que o ficará instalada provisoriamente na sede da Fundação Itaipu Binacional. O presidente Lula proferiu a aula inaugural da Universidade, no cinema da Itaipu Binacional, acompanhado por professores e dirigentes da universidade, além de operários que participaram da construção de Itaipu.

Lula dá aula inaugural da Universidade Latino-Americana - Secretaria de Comunicação/PR

A solenidade contou com ainda com o fechamento da Cápsula do Tempo da Unila (2010-2060), pelo Presidente Lula. A cápsula ficará enterrada ao lado do Portal do Conhecimento, com o objetivo de preservar, para as futuras gerações, documentos, registros e depoimentos sobre a universidade e o momento histórico no qual seu deu a sua criação.

Criada com a missão de contribuir com a integração latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, a Unila atenderá prioritariamente alunos de países do Mercosul.

Ao longo de sua implantação, a Unila contará com 19 cursos de graduação e pós-graduação voltados para áreas de interesse mútuo dos países da América Latina, com ênfase em temas envolvendo exploração de recursos naturais e biodiversidades, estudos sociais e linguísticos regionais, relações internacionais e demais áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento e a integração regionais.

Além do fato de ser uma instituição bilíngue, a universidade deverá se diferenciar no que se refere ao quadro de professores – metade brasileiros e metade docentes dos demais países da América Latina.

De Brasília
Com agências