Wagner: Ponte Salvador/Itaparica vai gerar desenvolvimento

Em sabatina promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, seção Bahia, na tarde de terça-feira (31/8), o governador e candidato à reeleição, Jaques Wagner (PT), afirmou que o projeto de construção da ponte que liga Salvador a Ilha de Itaparica estará pronto em novembro. “A obra vai integrar a economia da capital e o turismo em Itaparica e região do Baixo Sul, gerando desenvolvimento auto-sustentável”, destacou.

Além de via de acesso a Itaparica, alternativa ao ferry-boat, a ponte irá funcionar como interligação entre Salvador, Recôncavo, Baixo Sul, Sul e Oeste da Bahia, configurando-se como uma nova possibilidade de mobilidade urbana e rota de transporte de cargas. A oferta de equipamentos turísticos também deverá ser potencializada pelo equipamento, que facilitará o acesso a pólos como Itacaré, Ilhéus, Belmonte e Baía de Camamu.

A fase de modelagem e de estudos de impacto ambiental e sócio-econômico do projeto teve início em março, quando também foi realizada uma sondagem sobre interessados em participar do empreendimento. Após concluído, o projeto será submetido à licitação. O consórcio que apresentar a melhor proposta técnica para a construção da ponte e de desenvolvimento sócio-econômico da ilha, além da maior captação de recursos, será o vencedor. O intuito é reduzir, ao máximo, os gastos do governo estadual e federal.

A ponte Salvador-Itaparica tem sido alvo de polêmicas e críticas por parte de alguns setores da mídia e opositores ao governador. Em resposta, Jaques Wagner declarou que é preciso pensar grande quando se trata do estado que tem a sexta maior economia do país. “É preciso desenvolver o sul, o baixo-sul e Itaparica, e nós vamos fazer um belo projeto”, ratificou.

De Salvador,
Camila Jasmin, com informações da Ascom/Wagner