Sem categoria

Maconha no ar. Na TV, propaganda pró-consumo pela primeira vez

Na americana Califórnia, nesta sexta, 3, foi apresentada a primeira publicidade televisiva para promover o uso terapêutico da maconha, informa o jurista Wálter Maierovitch. Lá, está em debate a aprovação de um projeto de lei que libera drogas e permite ao Estado faturar com impostos.

por Wálter Fanganiello Maierovitch, para o Terra Magazine

1. Ontem, na Califórnia, foi apresentado o primeiro spot televisivo para promover o uso terapêutico da maconha.

O anúncio foi transmitido pela rede de televisão KTXL, uma afiliada da Fox.

No vídeo de 30 segundos aparecem brancos e afro-americanos a falar a respeito dos benefícios do consumo de maconha para fim médico-terapêutico.

Além da fala, aparece nas tela escrito com explicações a respeito da utilidade da maconha no tratamento daqueles que sofrem de diabetes, hipertensão, hepatite etc.

A inserção não agradou os que são contrários à lei californiana que permite às pessoas, mediante receita médica, adquirirem maconha para uso terapêutico.

PANO RÁPIDO. Prossegue na Califórnia o debate para aprovação do projeto de lei que libera drogas, com o Estado a faturar os tributos.

Enquanto isso, reuniu-se a autodenominada Comissão Global para as Políticas das Drogas.

Essa comissão é guiada por Fernando Henrique Cardoso, César Gaviria (que presidiu a Colômbia ao tempo dos grandes cartéis de Escobar, Orejuela etc) e Ernesto Zedillo (presidiu e quebrou economicamente o México, num período que apenas a economia dos cartéis foi próspera).

A comissão entendeu, como primeira proposta aprovada, declarar que a política de guerra às drogas faliu.

Grande descoberta. Certamente, ficará marcada na história da humanidade essa contribuição de FHC, Gaviria e Zedillo. Uma conclusão inédita que só os três (que criminalizaram o consumo de drogas nos seus governos) e a torcida do Flamengo sabiam.