CTB-PI lança “Camponeses do Araguaia” nesta quarta 

Documentário produzido pela Fundação Maurício Grabóis fala sobre o movimento de resistência durante da ditadura militar. 

Nesta quarta-feira (15), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil no Piauí (CTB-PI) realiza o lançamento do documentário “Camponeses do Araguaia – A guerrilha vista por dentro”. O evento acontece dentro da programação do Congresso de Direitos humanos e Colóquio sobre Cultura do Silêncio, na Universidade Federal do Piauí (UFPI).
 
Produzido pela Fundação Maurício Grabóis, o documentário reúne relatos de camponeses, residentes na região do Araguaia (sul Pará), sobre o episódio histórico de resistência armada à ditadura militar no Brasil e a violentíssima repressão militar contra os guerrilheiros.
 
O presidente da CTB-PI Elton Arruda ressalta a importância do filme, que é lançado em um período crucial para discutir-se a democracia: o pré-eleitoral. “A experiência guerrilheira do Araguaia pode ser encarada  como uma das grandes contribuições cívicas para denunciar as agruras de um tempo que não queremos que volte. Quando mantemos viva essa memória reafirmamos a necessidade de manter viva a nossa democracia”, afirma.
 
O lançamento será a partir das 19h no auditório do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) da Ufpi.

Confira abaixo o trailer do documentário: