Sem categoria

Pesquisa para Senado revela cenário favorável a base de Lula

Na reta final das campanhas, a aprovação do projeto encabeçado pelo governo Lula está se refletindo nas escolhas dos eleitores. É o que mostram as últimas pesquisas da disputa para o Senado, divulgadas neste sábado (18).

Os candidatos do PT ao Senado oscilaram para cima na reta final das eleições, segundo indica pesquisa do instituto Datafolha realizada em sete Estados nos dias 13 e 14 deste mês. Todos os aumentos nos percentuais de intenção de votos dos petistas estiveram dentro da margem de erro.

Em São Paulo a ex-ministra Marta Suplicy (PT) e o vereador Netinho de Paula (PCdoB) estão empatados. No Rio de Janeiro, a pesquisa aponta empate técnico do senador Marcelo Crivella (PRB), seguido pelo ex-prefeito Lindberg Farias (PT).

Além de São Paulo e Rio de Janeiro, o PT conseguiria ocupar uma cadeira com folga, já considerando a margem de erro, em Pernambuco e Paraná. Minas Gerais é o único Estado em que dois candidatos da oposição lideram na pesquisa de intenção de voto.

No Rio Grande do Sul e na Bahia, os candidatos petistas estão tecnicamente empatados em segundo lugar com concorrentes de outras legendas.

A pesquisa também revelou as intenções de voto do Distrito Federal, onde o partido governista não tem candidatos ao Senado. A disputa na capital do Brasil é liderada por Cristovam Buarque (PDT) com 49% dos votos. Ele é seguido por Rodrigo Rollemberg (PSB).

O Datafolha considera três pontos percentuais para cima ou para baixo como margem de erro, exceto em São Paulo onde são dois pontos.

Estado por Estado

De acordo com a pesquisa, em São Paulo seriam eleitos os candidatos Marta Suplicy (PT) e Netinho de Paula (PC do B), respectivamente com 35% e 34% das intenções de voto – ou seja, tecnicamente empatados. Os dois candidatos fazem parte da mesma coligação, que apoia a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff.

Também há empate técnico no Rio de Janeiro entre os candidatos Marcelo Crivella (PRB), com 40%, e Lindberg Farias (PT), que aparece com 38%. O resultado difere de sondagem do Ibope, que mostra Lindberg com 36%, contra 33% de Crivella.

No Rio Grande do Sul, o candidato petista Paulo Paim está empatado em segundo lugar com Germano Rigotto (PMDB), ambos com 41% das intenções de voto. Ana Amélia Lemos (PP) lidera a disputa com 47%. A soma dos percentuais ultrapassa 100% porque os eleitores poderão votar em dois candidatos ao Senado nas eleições de outubro.

Outro Estado com empate no segundo lugar é Pernambuco: Marco Maciel (DEM), com 34%, e Armando Monteiro (PTB), com 32%. A disputada pernambucana é liderada por Humberto Costa (PT), que aparece com 47% das intenções de voto.

No Paraná também há empate, mas na disputa pelo primeiro lugar entre Roberto Requião (PMDB) e Gleisi Hoffmanm (PT), ambos com 44% das intenções de voto.

A Bahia é o Estado mais indefinido entre os pesquisados, com empate técnico entre Cesar Borges (PR), Lídice da Mata (PSB) e Walter Pinheiro (PT), respectivamente com 29%, 28% e 27%.

Em Minas, candidatos da oposição ao governo devem levar as duas vagas. No Estado, a disputa é liderada pelo ex-governador Aécio Neves (PSDB), que aparece com 71% das intenções de voto. Itamar Franco (PPS) tem 40% da preferência do eleitorado mineiro e também seria eleito. O candidato do PT, o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, aparece com 32% dos votos, de acordo com a pesquisa.

Com R7

Atualizada às 16h