Praça de Casa Forte vira cenário para guia familiar

Do JC Online

Praça de Casa Forte. Famílias. Domingo de sol. Imagens perfeitas para um guia político. Foi confiando nesta tríade que a campanha da Frente Popular usou e abusou de cliques com crianças, adultos e pessoas da terceira idade.

Eduardo Campos - Guga Matos

Pula-pula, piscina de bolas, tintas para os pequenos e até painel com espaços para papai, mamãe, irmão e irmã colocar os rostinhos e posar ao lado do governador-candidato Eduardo Campos (PSB). Cenas ideais para as várias câmeras captarem um socialista feliz que também valoriza a família. Eduardo, que estava até maquiado, recebeu os militantes ao lado da primeira-dama Renata Campos e dos candidatos ao Senado Humberto Costa (PT) e Armando Monteiro Neto (PTB) – que, aliás, também tinham seus próprios cinegrafistas. Integrantes do governo como o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, e da Cultura, Ariano Suassuna, também compareceram.

O assistente social Joelson Rodrigues saiu de Olinda para acompanhar o evento na Praça de Casa Forte, realizado neste domingo pela manhã (19). Ao lado da mulher Sara Araújo levou a pequena Marina, de apenas cinco meses, para ver Eduardo Campos. Além de ser um momento divertido para a pequena, Joelson acredita que esta é a hora da militância de Eduardo Campos mostrar sua força. O menino Rafael Luiz Moreno, 9 anos, morador de Cajueiro, também em Olinda, chorou ao ver Eduardo Campos de perto. O governador também fico emocionado. "Sempre quis conhecê-lo. Estou muito feliz", disse o garoto.

O jovem Edgar Andrade, eleitor de Arraes, também levou o filho João, 2 anos, para a festa da Frente Popular. "Lembro da minha primeira campanha, quando tinha apenas sete anos. Acho importante essa formação política", disse. Para Edgar, a campanha mais bonita que participou foi a de 1986. "Em 96, foi a última vez que vi uma militância voluntária. Acho que hoje falta bandeira, falta luta", lamentou.

A organização da campanha até organizou uma exposição de quadros de artistas pernambucanos como Zé Cláudio, Tereza Costa Rêgo e Samico. As telas estavam à venda. Zé Cláudio até fez um quadro em homenagem ao socialista, com dois anjos barrocos. "Um sou eu, o outro Eduardo", disse brincando.

LIDERANÇA – Eduardo Campos, em conversa com a imprensa, falou da liderança nas pesquisas. "É mais uma fotografia. Uma tendência que vem se confirmando desde o início da campanha, mas temos que trabalhar mais nestes quinze dias. Vamos intensificar a campanha", prometeu. O socialista revelou que, a partir desta semana, começa a explorar mais no guia a ideia do voto casado com os senadores da Frente Popular. "Vamos falar da importância de um governador ter dois senadores aliados para cumprir com suas metas."

Eduardo não quis falar sobre novos escândalos envolvendo a ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra e criticou a forma como a oposição tem usado o episódio para atingir a campanha de Dilma Rousseff. "O que o País deseja é que os candidatos apresentem novas propostas, mas eles têm negligenciado os debates políticos brasileiros. A nossa candidata tem colocado mais conteúdo no debate, por isso cresceu, e os candidatos da oposição estão jogando fora uma grande oportunidade de dizer o que pensam", destacou.