Campanha 6565 recebe apoio dos Esportistas do Pará

Os esportistas do Pará declararam apoio à campanha de Jorge Panzera, 6565, deputado federal. A declaração que ocorreu durante um encontro em Belém, nesta terça-feira (21), também foi reforçada com a presença de Waldemar Souza, Secretário Executivo do Ministério do Esporte, e confirmada pelo apoio dado por dirigentes de federações, esportistas, jornalistas e simpatizantes da campanha 6565.

Jorge Panzera recebe apoio dos esportistas do Pará
Waldemar Souza destacou a habilidade e a competência do candidato do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) a Câmara Federal. “Conheço o Jorge Panzera a quase 20 anos, da época em que éramos da União da Juventude Socialista (UJS) e posso afirmar que ele é uma pessoa competente, dedicado e habilidoso. Com certeza, Jorge reúne os principais atributos que um político precisa. Ele é um candidato ficha limpa, e vai defender os interesses do Pará e do esporte”, disse.

O Secretário do Ministério do Esporte declarou ainda que: “Assim como Orlando vem fazendo um grande trabalho no Ministério, o Jorge Panzera também têm condições de fazer grandes realizações”, sintetizou. No encontro, Waldemar informou que no Pará deverá ser instalando um centro de treinamento para compor a rede nacional de treinamento do governo federal. “A eleição de Dilma, Ana Júlia no Pará, e Jorge Panzera são essenciais nesta trajetória vitoriosa do esporte”, completou.

O Secretário de Esportes do Pará, Leandro Schillipake frisou que somente um povo organizado pode mudar e fazer história. “O esporte precisa estar presente na vida das pessoas e o Estado precisa garantir este direito. A minha compreensão em relação à candidatura do Jorge Panzera, eu o vejo como defensor do esporte que muito vai contribuir para o crescimento do orçamento, e a sua trajetória o credencia e o prepara para este momento”, ressalvou.

Jorge Panzera assume compromisso com o Esporte

O encontro que consolidou o apoio dos esportistas a Jorge Panzera também serviu para que o candidato comunista assumisse compromissos com a área do esporte. “Vejo a política como uma forma de melhoria da vida das pessoas. Quero ajudar a construir leis que possam elevar o esporte, mas a gente não pode pensar o esporte de forma isolada. O esporte melhora a saúde, a segurança pública, valoriza o cidadão”, enfatizou.

Jorge Panzera possui como luta, na bandeira do esporte, a consolidação em lei do projeto que destina recursos de 2% do orçamento da União, 1,5% do Estado e 1% do município para as políticas do esporte. “Com esses recursos fixados por lei teremos como planejar a política do esporte, independente do político que esteja governando, assim como já ocorre com a saúde, a educação”, explicou o candidato.

Outra questão citada por Jorge Panzera foi à profissionalização dos dirigentes esportivos. “Atualmente a lei não permite que o dirigente seja remunerado e profissionalizado, a gente precisa legislar para melhorar esta relação e também fiscalizar os investimentos públicos no esporte”, destacou.

O jeito diferente do PCdoB fazer política

O presidente da Federação Paraense de Ciclismo, Edilson Kramer está muito entusiasmado com a Campanha 6565. “Nunca nenhum secretário de esporte havia nos recebido em seu gabinete. Jorge Panzera quando foi secretário de esportes nos recebeu e sempre deu apoio. Por isso, acredito na simplicidade dele e humildade, com certeza vai ser um político diferente”, opinou.

Kramer também enfatizou que a Federação do Ciclismo foi premiada regionalmente como a melhor federação do ano. “Ganhamos o prêmio ORM de melhor federação 2010, com certeza isso ocorreu graças ao Jorge Panzera”, declarou.

“Entendemos que nós precisamos de alguém que lá na Câmara Federal possa responder nossos pedidos. Precisamos ter alguém como Jorge Panzera. Por isso, o apoiamos. Captou?”, disse Agenor Paes, presidente da Federação de Ginástica do Pará.

O jornalista Abner Luiz destacou que: “Só acredito em política quando ela virá lei, com o governo Ana Júlia a bolsa atleta que antes era um acordo, agora é lei. Nenhum político fala do esporte, falam da educação, da segurança, da economia. A gente quer eleger Jorge Panzera porque ele é o único representante do esporte no Pará”.

Investimentos nos Esportes

Os investimentos que o governo federal vem fazendo na área do esporte foram citados no encontro. “Além do programa segundo tempo, o governo federal está fazendo investimentos para a Copa 2014, os Jogos Olímpicos 2016 e outros. A proposta de orçamento para 2011 no Esporte aumentou muito, ante tínhamos um orçamento de US$ 430 milhões, e agora estamos pleiteando cerca de 1 bilhão e 300 milhões dólares, o que demonstra os avanços para o esporte”, ressaltou Waldemar Souza.

O representante do Ministério do Esporte também comentou a Medida Provisória do Alto Rendimento, que segundo ele, a medida cria condições para que o Brasil eleve seu desempenho desportivo visando às olimpíadas de 2016. A meta do governo federal é que o país saia da condição de 20º país no ranking das medalhas e passe para os 10 primeiros colocados em nível mundial.

A Medida Provisória do Alto Rendimento que foi assinada recentemente pelo presidente Lula, prevê o reajuste dos valores do programa Bolsa Atleta, além de criar mais dois tipos de bolsa, a Bolsa Atleta de Base e Bolsa Atleta de Pódio. Onde, a Bolsa Atleta de Base beneficia o atleta que compete mais não tem idade escolar, como por exemplo, o atleta do tiro ao alvo. Já a Bolsa Atleta de Pódio contempla o atleta que está dentre os vinte primeiros colocados na sua categoria e que representa condições reais de ganhar medalhas.

A intenção do governo federal também é criar uma Rede Nacional de Treinamento, onde o governo federal entre com os equipamentos, e os governos estaduais e municipais com a manutenção. Outro ponto exposto por Waldemar Souza é que está incluso na Medida Provisória do Alto Rendimento o Contrato de Desempenho para que as Confederações e Federações possam ter um planejamento de metas, onde de quatro em quatro anos sejam estabelecidas metas para o Brasil na área de esporte.

De Belém;
Isa Arnour