Definidas empreiteiras para construção da Ferrovia Oeste-Leste

Em licitação realizada na segunda-feira (20/9), a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, estatal ligada ao Ministério dos Transportes, abriu os envelopes com as propostas comerciais enviadas pelos consórcios que disputam a execução das obras e serviços de engenharia referentes ao primeiro trecho da Ferrovia de Integração Oeste Leste – Fiol, que ligará Ilhéus, no Sul do estado, a Barreiras, no Oeste. O trecho é de mil quilômetros, orçados em R$ 4,4 bilhões e com previsão de entrega para 2012.

Os envelopes com as propostas para os outros lotes do trecho baiano (já foram licitados três, ainda restam quatro) devem ser abertos já na próxima semana – o adiamento foi por conta de recursos administrativos. E a previsão é de que a ordem de serviço da Ferrovia seja assinada ainda este ano, pelo presidente Lula (PT), em cerimônia aqui na Bahia.

Com uma extensão total de 1.526 mil quilômetros, a estrada de ferro vai cortar o território baiano de ponta a ponta, passando por 32 municípios até chegar a Figueirópolis, no Tocantins. O investimento é de R$ 6 bilhões, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC.

Elo de ligação entre a Bahia e a malha da Ferrovia Norte Sul, a Fiol irá dinamizar o escoamento da produção de grãos do oeste baiano e do minério de ferro da região de Caetité. “A Ferrovia Oeste Leste, juntamente com o Porto Sul e o novo aeroporto de Ilhéus, ajudará a Bahia a reduzir o déficit em infraestrutura deixado pelas administrações passadas”, afirmou o governador Jaques Wagner (PT).

Processo licitatório

O lote 1 ficou a cargo do consórcio liderado pela empresa mineira SPA Engenharia, com participação das construtoras Delta e Convap. Já no lote 2, quem apresentou o menor preço foi o consórcio formado pela OAS e Galvão Engenharia. E o lote 4 foi arrematado pelo consórcio liderado pela Andrade Gutierrez, com a Barbosa Melo e a Serveng. O resultado foi publicado na edição desta quarta-feira (23/9) do Diário Oficial e, caso não haja contestação num prazo de cinco dias, os consórcios serão declarados vencedores e o início da obra estará oficialmente autorizado.

De Salvador,
Camila Jasmin, com Agências