Eliana destaca Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência

A vereadora Eliana Gomes (PCdoB) parabenizou a administração municipal pela iniciativa de criar o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdef), que é objeto de mensagem que começou a tramitar nesta quinta-feira (23/09), na Câmara. Para a vereadora, o órgão dará amplitude na participação desse público no controle social.

Eliana ressalta que a cidade já deu vários passos à frente no sentido de promover os direitos da pessoa com deficiência. No entanto, precisa avançar mais, especialmente no que diz respeito aos logradouros públicos, como calçadas e praças. Ela citou as modificações realizadas no prédio da Câmara para facilitar o acesso de pessoas com mobilidade reduzida, como a adaptação dos banheiros e a instalação de um elevador. A vereadora disse ainda que há a necessidade de haver mais taxis e ônibus acessíveis.

Ela também destacou em seu pronunciamento a divulgação da lei que institui o programa Casa Bela. A vereadora esteve em vários bairros explicando os detalhes da lei. “Quando apresentei o projeto na Câmara, tive certeza da continuidade do Casa Bela, que era só um programa e hoje é uma lei. Cabe a cada um se apropriar dela e divulgá-la.”

Sobre a situação da saúde no Município, Eliana disse que os prefeitos dos municípios cearenses deveriam trocar a prática de comprar ambulâncias pela de construir hospitais e melhorar os postos de saúde. “É fácil lotar uma ambulância e ganhar votos. Se for feito um levantamento, saberemos que cerca de 75% dos pacientes do IJF são do Interior.” Ela sugeriu ainda que todos os prefeitos formassem uma frente para buscar do Governo do Estado mais recursos para a estrutura de atendimento à saúde em seus municípios.

Fonte: Câmara de Fortaleza