Juazeiro: Pacto firma reestruturação financeira da fruticultura

No dia em que se iniciou a colheita da safra 2010 de uva e manga, nesta quinta-feira (23/9), os fruticultores irrigados do Vale do São Francisco comemoraram uma conquista ainda maior: a consolidação do Plano de Reestruturação Financeira da fruticultura na região. A medida irá beneficiar 4,5 mil produtores do Vale, que poderão pagar suas dívidas num prazo de 12 anos. Ao todo, o montante chega a R$ 380 milhões.

O pacto foi firmado na Câmara Municipal de Juazeiro com a presença do prefeito Isaac Carvalho (PCdoB); o secretário estadual de Agricultura, Eduardo Salles; o presidente em exercício do Banco do Nordeste – BNB, Paulo Sérgio Ferraro; e o superintendente do BNB na Bahia, Nilo Meira. Os produtores já podem se dirigir às agências do BNB para fazer a renegociação.

O Plano foi viabilizado graças à resolução 3.899, aprovada pelo Conselho Monetário Nacional – CMN em 25 de agosto, autorizando o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste – FNE a contratar uma nova operação de crédito para a liquidação do saldo devedor dos pequenos, médios e grandes produtores dos municípios baianos de Juazeiro, Casa Nova, Sobradinho, Curaçá e Sento Sé, e os pernambucanos de Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Orocó. A medida abrange as dívidas oriundas de crédito rural de custeio e investimentos, contratadas com recursos do FNE entre 15 de janeiro de 2001 e 31 de dezembro de 2009, e se estende, ainda, a empresas e cooperativas de hortifruticultores rurais e empresas exportadoras de frutas da região.

“A renegociação vai dar fôlego aos produtores e gerar mais emprego e renda. Nossa meta agora é a agroindustrialização da região. Estamos trabalhando para atrair novas indústrias e agregar valor à produção local”, afirmou Eduardo Salles, com apoio do prefeito. “A agricultura é a base econômica da nossa região e a gente precisa dar a devida importância para o agronegócio, adotando estratégias para agregação de valor, montando agroindústrias e oferecendo maiores oportunidades para os produtores”, ratificou.

Da redação local, com informações da Ascom/Prefeitura de Juazeiro