Sem categoria

Kirchner abre segundo dia da Assembleia-Geral da ONU

Argentina, Colômbia, Haiti, El Salvador, Guiana e Santa Lúcia marcam a presença da América Latina e do Caribe nesta sexta-feira (24) na 65ª Sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas. A primeira oradora do dia é a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, que logo após seu discurso presidirá o Grupo dos 77 mais a China no âmbito do sistema das Nações Unidas.

Também falará o presidente do Haiti René Preval. A nação caribenha tem estado n centro das atenções da ONU este ano. Em janeiro, uma sequência de terremotos que atingiram o país deixou cerca de 300 mil mortos, 312 mil feridos, 1,3 milhão de pessoas desabrigadas e prejuízos de quase oito bilhões de dólares.

Como esperado, um dos temas centrais da apresentação do presidente de El Salvador, Mauricio Funes, será a luta contra o crime organizado e a questão do tráfico de drogas discutido nesta quinta (23) pelos líderes da Costa Rica, Panamá e República Dominicana.

Paralelamente ao trabalho na sessão plenária, a programação desta sexta inclui um fórum sobre a Revitalização da Conferência, o Desarmamento, o Programa de Ação para o Desenvolvimento Sustentável dos Pequenos Estados Insulares, entre outros temas.

Também estão convocadas reuniões ministeriais da Conferência Islâmica e do Grupo de Amigos da Aliança das Civilizações.

Fonte: Prensa Latina