PCdoB-PA avalia campanha e se prepara para o 3 de outubro

A Comissão Política do Comitê Estadual reunida dia 20 de setembro fez balanço das eleições no Pará e deliberou sobre orientação política e organizativa para a reta final com o objetivo de obter uma grande vitória do PCdoB elegendo Dilma – presidente, Ana Júlia – Governadora, Paulo Rocha – senador, Jorge Panzera – deputado federal e uma bancada de deputados comunistas na Assembléia Legislativa.

Por Érico de Albuquerque Leal*

Analisando o quadro eleitoral para o governo do Estado, diante de uma campanha morna, que não demonstra o grau de polarização latente, o Pará corre o risco de retroceder ao tempo do tucanato, conforme a última pesquisa divulgada. No entanto, a direção entende que o momento é de reagir, mobilizar a militância e fazer com determinação a defesa desse Projeto que vem mudando para melhor os rumos da política, da economia e do social no Estado, representado pela reeleição da Ana Júlia.

Ainda há muitos indecisos. Faz-se necessário apresentar ao eleitorado, o que é melhor para o povo paraense, as inúmeras realizações e o sentido de desenvolvimento e inclusão social desse governo; comparar com a desconstrução neoliberal; desmascarar o falso moralismo que permeia a rejeição imposta à governadora.

É preciso aproveitar ao máximo o clima do grande comício com Lula, realizado em Belém, e movimentar com grandes ações concatenadas o potencial dos 14 partidos que formam a Frente Acelera Pará, principalmente o núcleo de esquerda, dando condições materiais e comando político a partir da coordenação da campanha majoritária. É fundamental nesse momento avançar no programa de TV ligando mais com conteúdo a imagem da Dilma com a da Ana, duas mulheres de luta que tem o mesmo projeto; trabalhar mais testemunhos das coisas realizadas. Está faltando, nessa reta final, a campanha militante que dá a virada.

A direção estadual definiu posição de não indicar o segundo nome para o Senado, considerando a complexa realidade da política no Estado. Afirma a necessidade de intensificar a campanha do Paulo Rocha, candidato pelo PT, aprovado em Convenção. Por outro lado, com o objetivo de derrotar a candidatura tucana ao Senado, foi aprovada uma intensa campanha Anti Flexa Ribeiro.

Foi avaliado que o PCdoB no Pará realiza uma campanha de proporções nunca vistas, em todas as regiões, em aproximadamente 100 municípios, de forma crescente. A candidatura de Jorge Panzera a federal desponta no cenário eleitoral com boas perspectivas de eleição, recebendo inúmeras adesões, principalmente da área do esporte. O captou! tem dado “liga” entre um competente programa de TV e a militância de 61 candidaturas a estadual diariamente nas ruas.

Há turmas do 65 para todos os lados ocupando ruas, praças, feiras, escolas, universidades, empresas, roças etc. Uma campanha calcada na militância, com o pé no chão, com o espírito elevado e solidário, com a vontade de tornar vitorioso o projeto do PCdoB de forma coletiva. Ao mesmo tempo, essa experiência nova ampliou o leque de apoiadores, capitaliza mais a influência do Partido, leva a um trabalho mais articulado de direção. Há um empenho coletivo dos militantes de base à direção estadual.

Agora “é hora de a onça beber água”, e o esforço político-eleitoral do PCdoB não pode ser engolido. Os eleitores estão se definindo para deputado federal e deputado estadual. É tempo de colher o que plantamos nesses quase três meses de campanha. Não podemos vacilar. Nesses últimos dias todos os segundos são importantes, não só o último dia.

Colocando a necessidade imediata de pensar a reta final como um conjunto de ações que amarrem o voto e dê volume de campanha. Sem descuidar das áreas até onde chegaram às candidaturas, o momento é de concentração de esforço, de tempo e de recursos humanos e materiais nas áreas de maior potencial de voto para cada candidato e candidata.

A palavra de ordem é intensificar o ritmo de campanha com grandes atividades nas áreas prioritárias de cada candidatura, caminhadas em vias centrais, comícios relâmpagos, visitas permanentes de casa em casa, reuniões setoriais com militância, lideranças apoiadoras e base das candidaturas para construir e garantir a multiplicação dos votos. Chegar com a cédula e pedir voto ao máximo de eleitores possível. Ampliar o visual em áreas estratégicas, afunilando para os principais locais de votação.

Ainda é preciso garantir o coeficiente eleitoral do PCdoB, e, ao mesmo tempo, partir para a eleição de dois deputados estaduais. Tudo depende de nosso desempenho, das condições materiais e de não arriarmos a bandeira na reta final. A eleição de Jorge Panzera depende da radicalização da campanha conjunta com todos os nossos estaduais e com os elementos de ampliação, dando volume com grandes atividades e com a ampliação do visual só e casado, dando maior dimensão à campanha via internet. É preciso colher os votos de opinião.

A direção estadual conclama a todos os camaradas, amigos, simpatizantes e apoiadores, que trouxeram a campanha até aqui, enfrentando as inúmeras adversidades e dificuldades materiais, no entanto, conscientes da importância do projeto, a cerrar ainda mais as fileiras elevando ainda mais alto a bandeira da construção do Projeto nacional de desenvolvimento rumo ao Socialismo, continuando as mudanças no Brasil e no Pará, elegendo Dilma – presidente, reelegendo Ana Júlia – governadora, elegendo Paulo Rocha – senador, Jorge Panzera – deputado federal e uma bancada estadual do PCdoB na Assembléia Legislativa.

Até a Vitória!!!

*Secretário político do Comitê Estadual do PCdoB/Pará