Consórcio apresenta projetos sustentáveis para Juazeiro e região

Criado com o objetivo de elaborar propostas para o desenvolvimento regional, o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Território do Sertão do São Francisco – CONSTESF será apresentado ao público nesta quinta-feira (30/9), em coletiva de imprensa no Grande Hotel de Juazeiro, às 9h. Na ocasião, também será lançada a pedra fundamental do terreno onde será construída a nova sede do CONSTESF e o Laboratório de Águas, promovido em parceria com a Fundação Nacional de Saúde – Funasa.

O Consórcio funciona aos moldes de uma empresa pública e reúne os municípios de Juazeiro, Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Sobradinho e Uauá. Entre as suas atribuições, constam a realização de estudos técnicos e pesquisas; a elaboração e monitoramento de planos, projetos e programas; e a obtenção de recursos estaduais ou federais para viabilizar as atividades.

A demanda inicial do CONSTESF consta de cinco propostas: um projeto direcionado ao desenvolvimento da caprinovinocultura da região, com oferta de cursos de capacitação para melhorar e fortalecer o manejo do setor; o projeto Pulmão Verde, direcionado aos municípios que possuem dificuldades em se manter durante a época de estiagem; a construção de dois abatedouros em Uauá e Casa Nova; a ampliação da Câmara Frigorífica de Juazeiro; e a compra de caminhões frigoríficos para deslocamento da carne entre as cidades.

“O importante é que o Consórcio é mais uma ferramenta que vem potencializar os municípios e fortalecer os territórios, através de uma sociedade mais organizada e independente”, afirmou o prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho (PCdoB). Participam da reunião representantes da Funasa, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano – Sedur e da Superintendência de Construções Administrativas da Bahia – SUCAB.

Da redação local, com informações da Ascom/Prefeitura de Juazeiro