Sem categoria

Problemas na campanha não comprometem vitória da esquerda no DF

Brasília é a cidade onde a eleição chega à reta final com mais problemas. Somente amanhã (2) – véspera da eleição, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decide se valida a candidatura a governadora de Weslian Roriz (PSC), mulher de Joaquim Roriz. As pesquisas de intenção de voto confirmam a vitória de Agnelo Queiroz (PT) no primeiro turno. E os candidatos do PCdoB ainda estão com a campanha nas ruas e acreditam em um “bom resultado”, diz o presidente do Partido no DF, Augusto Madeira.

Problemas na campanha não comprometem vitória da esquerda no DF

Na pesquisa mais recente sobre intenção de voto para o governo do DF, publicada nesta sexta-feira (1o) pelo instituto Exata Opinião Pública, Agnelo Queiroz (PT) tem a preferência de 46,9% dos entrevistados. A segunda colocada na pesquisa foi Weslian Roriz (PSC), que aparece com 24,6% das intenções de voto.

Toninho do PSOL tem 11,2% e foi o terceiro. Em seguida aparecem Eduardo Brandão (PV) com 1,6%, Rodrigo Dantas (PSTU) com 0,3%, Frank Svensson (PCB) com 0,2%. Newton Lins (PSL) ainda aparece nesse levantamento, mas ele já desistiu para apoiar Agnelo. Ainda há 10,2% de indecisos e 5,1% disseram que votarão em branco ou anularão.

Esses números significam que Agnelo venceria a eleição em primeiro turno, se a eleição fosse hoje, com 56,2% dos votos válidos.

Até a última hora

A vantagem nas pesquisas não paralisou a campanha de Agnelo. Ele mantém, nesta sexta-feira, uma agenda de corpo a corpo com o eleitorado. O primeiro compromisso do candidato foi uma caminhada pelas avenidas comerciais de Taguatinga Norte e Sul – a maior cidade satélite do DF. Militantes, portando bandeiras de partidos e candidatos da coligação "Um Novo Caminho", que reúne 11 partidos (PT – PMDB – PDT – PSB – PCdoB – PRP – PPS – PHS – PTC – PRB – PTB), acompanharam Agnelo.

No almoço, o candidato encontrou-se com representantes da Caixa Beneficente da Polícia Militar, no Setor Policial Sul.

Agnelo encerra a agenda de hoje com uma grande caminhada por diversas áreas do Plano Piloto. A concentração será em frente ao Shopping Pátio Brasil, área central da cidade. De lá, candidato e militantes passam pelo Setor Comercial Sul, Rodoviária e Esplanada dos Ministérios – locais de maior concentração de pessoas da cidade.

Na corda bamba

As pesquisas que indicam que Agnelo pode ganhar em primeiro turno, mesmo se Weslian Roriz puder disputar a eleição, não impediu que a cidade amanhecesse com faixas azuis com o nome de Weslian.

A candidatura dela também depende do resultado da ação em que o Ministério Público Eleitoral alega que o registro dela não pode ser aceito por que foi feito fora do prazo. É que Roriz deveria ter sido substituído na candidatura em 20 de agosto, dez dias depois da impugnação do seu registro pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF). Como isso não ocorreu, o MP pede que o registro de Weslian seja negado.

Para aumentar as denúncias de ilegalidades que rondam a candidatura de Roriz, hoje os advogados dele liberaram vídeo no qual o ex-governador aparece em conversa
comprometedora com o advogado Adriano Borges, genro do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres de Brito.

O ministro garante que não tem qualquer responsabilidade em relação a esse contato, tanto que deu parecer contra Roriz no julgamento da Lei da Ficha Limpa no STF. Nos bastidores, o comentário é de que Roriz queria contratar o genro de Ayres Brito para que este ficasse impedido de votar e, com isso Roriz ganharia a votação no Supremo, que ficou empatada em 5 X 5.

Esquerda no Senado

A disputa para o Senado também está envolvida em dúvidas, mas estão praticamente definidas. O senador Cristovam Buarque (PDT), que tem 50% das intenções de votos, e o deputado federal Rollemberg (PSB), com 38%, lideram a disputa pelas duas vagas.

A tucana Maria de Lourdes Abadia, candidata apoiada por Roriz, está em terceiro com 25% e concorre com a candidatura impugnada pelo TRE. Ela, a exemplo de Roriz, foi pegue pela lei da Ficha Limpa . Alberto Fraga (DEM) tem 16% e Chico Sant´Anna 2%. Cadu Valadares (PV), Pr. Milton Tadashi (PTN) e Robson (PSTU) tem 1% cada. Brancos e nulos 12% e indecisos 26%.

Chance dos comunistas

Na avaliação de Augusto Madeira, o resultado das eleições de domingo no DF deve garantir uma boa votação para Dilma Rousseff (PT), embora Marina Silva tenha crescido nas últimas pesquisas, o que o leva a dizer que no Distrito federal a candidata “verde” deve receber uma votação acima da média dos outros estados.

Para o Governo do Distrito Federal, Madeira afirma que compartilha com a opinião geral de que a manobra do Roriz ao indicar a mulher para o seu lugar decepcionou a todos. “Ela demonstrou no debate que não tem nenhuma condição, virou motivo de piada e uma ,ofensa ao eleitor, o que consagrou a vitória de Agnelo no primeiro turno”.

Sobre a campanha do PCdoB, ele destaca que o Partido fez uma boa campanha. “Pela primeira vez lançamos uma chapa completa de distritais com 35 nomes. Todos se mantém muito ativo até a última hora. Até amanhã estamos na rua com perspectivas de um bom resultado, um resultado de vitória”, destacando as chances de eleição do candidato a deputado federal, Messias de Sousa, que fez 50 dobradas e campanha em todo o Distrito Federal – “a mais ampla que fizemos na capital federal.”

De Brasília
Márcia Xavier